Kleber Karpov
A Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) deu um passo à frente na gestão de resíduos sólidos ao capacitar, nesta terça-feira (23), servidores da Secretaria de Saúde sobre o uso do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS Digital). A iniciativa, que moderniza o processo de registro e monitoramento, tem como objetivo fortalecer a parceria entre as pastas e garantir maior controle sobre o lixo hospitalar e administrativo na capital.
O treinamento, realizado em colaboração com o Instituto Brasil, integra a política de modernização da gestão pública do DF. A vice-governadora Celina Leão ressaltou o compromisso do governo com a eficiência administrativa. Segundo ela, “a implantação do PGRS Digital é um exemplo de como a tecnologia pode apoiar políticas públicas de saúde e meio ambiente, promovendo sustentabilidade e qualidade de vida para toda a população”.
Para o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, a capacitação é um passo “essencial para garantir que a gestão dos resíduos, especialmente os hospitalares e laboratoriais, seja feita de maneira responsável, sustentável e em total conformidade com a legislação”. O secretário acrescentou que a iniciativa “une tecnologia, inovação e compromisso ambiental para fortalecer o serviço público”.
A nova ferramenta deve simplificar o processo de validação, segundo o auditor da Vigilância Sanitária do DF, Luiz Henrique. Ele avalia que “agora conseguimos fazer a aprovação de forma mais rápida, prática e padronizada, o que torna o serviço da Vigilância mais especializado e eficiente”.
O treinamento foi direcionado a profissionais das áreas administrativa e operacional da Secretaria de Saúde, gestores hospitalares e servidores de núcleos de sustentabilidade e meio ambiente. A capacitação tem como principais objetivos habilitar os participantes para o uso da plataforma digital, promover a integração entre as secretarias, disseminar práticas sustentáveis na destinação de resíduos e garantir o cumprimento das normas legais.
A adoção do PGRS Digital representa um avanço tecnológico e na gestão pública, integrando práticas sustentáveis ao sistema de saúde e reforçando o papel da Sema-DF na promoção da qualidade de vida e na preservação ambiental.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










