Por Kleber Karpov
O Distrito Federal comemora, nesta sexta-feira (19/Set), os 35 anos da lei que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando sua estrutura única que acumula obrigações de estado e município. Com mais de 400 unidades de saúde, a capital federal atende cerca de 2,25 milhões de usuários cadastrados.
“Celebrar os 35 anos do Sistema Único de Saúde é reconhecer um dos maiores avanços sociais do Brasil. Renovamos o compromisso de fortalecer o SUS, investir em inovação e gestão, e mantê-lo como símbolo de equidade e esperança para as futuras gerações”, afirma o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) gerencia desde 181 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma tarefa municipal, até hospitais gerais e especializados, como um estado. A rede inclui ainda 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 18 centros de atenção psicossocial e 19 policlínicas.
Expansão da Atenção Primária

A cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) saltou de 61,11% em janeiro de 2022 para 78,58% no fim de 2024, período em que os atendimentos anuais cresceram 30,5%, passando de 3,1 milhões para mais de 4 milhões. A expansão continua, com a construção de novas UBSs em Brazlândia e no Gama, além de projetos adiantados para Estrutural e Vila Rabelo.
Integração e alta complexidade
Na alta complexidade, o número de leitos de UTI subiu 73% desde 2019, chegando a 668. A SES-DF também utiliza modelos de gestão contratualizada em unidades como o Hospital de Base e as UPAs, além de contratar serviços na rede privada para procedimentos como transplantes e cirurgias eletivas, tudo sob a coordenação do Complexo Regulador do DF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










