A Secretaria de Saúde (SES-DF) investiu em melhorias no pronto-socorro odontológico do Hospital Regional do Gama (HRG) com o objetivo de ampliar o atendimento à população e modernizar a estrutura. As reformas, que incluíram a expansão do espaço, a climatização do ambiente e a aquisição de equipamentos de ponta, permitiram um aumento significativo na capacidade de assistência. A reinauguração do espaço contou com a presença do deputado distrital, Jorge Vianna.
Segundo a supervisora de Odontologia do HRG, Carmem Xavier, a reforma possibilitou ampliar exponencialmente a quantidade de pacientes atendidos. “Desde a revitalização, nós tivemos um crescimento significativo na assistência aos pacientes. Antes, a média era de 22 atendimentos por mês. Agora, conseguimos atender até 312 pessoas”.

Investimento e estrutura
A SES-DF realizou um investimento total de R$ 4 milhões nos consultórios odontológicos da Pasta. A Região de Saúde Sul, composta por unidades de saúde das regiões administrativas do Gama e de Santa Maria, receberam, centralizadas no HRG um total de 44 consultórios, 273 canetas de alta rotação, 266 micromotores, 266 contra-ângulos, 63 cadeiras tipo mocho e 41 estabilizadores. Além da aquisição de um aparelho de radiografia periapical.
A revitalização do setor incluiu ainda com o reforço da equipe com a chegada de uma técnica em Saúde Bucal e de estagiários do Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Ceplac).
Serviço em rede
O pronto-socorro odontológico do HRG funciona no período noturno durante a semana e em regime diurno nos fins de semana. A iniciativa, segundo a Referência Técnica Distrital da Gerência de Odontologia da SES-DF, Viviane Machado, complementa a atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que operam no período diurno. O principal benefício, ressalta Machado, é “desafogar a Atenção Primária à Saúde [APS], oferecendo aos pacientes uma alternativa para atendimento odontológico de urgência nos períodos em que as UBSs estão fechadas”.
A Direção Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da Região Sul de Saúde também tem investido na melhoria da infraestrutura de odontologia das UBSs. Um exemplo é a readequação e individualização dos consultórios da UBS 2 do Gama, que agora pode atender um número maior de pacientes.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










