22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:14

Exoneração de tenente-coronel após buzinaço de caminhoneiros no DF, repercute politicamente

E agora? Quem está falando a verdade???

Por Tenente Poliglota

Coronel aposentado da Polícia Militar, o Deputado Federal Alberto Fraga (DEM) tentou se posicionar ontem no Plenário da Câmara dos Deputados sobre a exoneração do tenente-coronel do BPTran. “Só não fiz porque não deu tempo. O que aconteceu foi uma falta de respeito. O coronel agiu de maneira corretíssima, foi muito habilidoso e organizou o movimento”, afirmou.

Fraga disse que conversou com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sobre a saída de Evaldo Soares. “ELE DISSE QUE A DECISÃO FOI DO COMANDANTE DA PM, MAS SABEMOS QUE PEDIRAM A CABEÇA DELE (DO TENENTE-CORONEL) POR MOTIVOS POLÍTICOS. É UMA FALTA DE RESPEITO QUE DEIXA O POLICIAL VULNERÁVEL”, complementou.

Comento:

No CORREIO BRAZILIENSE IMPRESSO de hoje (07/03) na página 20 do Caderno Cidades, na coluna EIXO CAPITAL da Ana Maria Campos, foi divulgado de onde partiu a ordem para a exoneração do TC Evaldo Soares: Direta do Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso.

Como citado nos trechos acima, o próprio governador afirmou ao Deputado Federal Alberto Fraga que a decisão foi do comandante da corporação, Cel Florisvaldo César. Então vamos aos seguintes questionamentos:

a) Qual a autoridade que um Ministro da Justiça têm para dar ordem a um Comandante de uma Corporação Militar Estadual que, a priori, estaria subordinada diretamente ao governador de Estado?
b) Se ele deu realmente essa ordem, porque não comunicou ao governador Rodrigo Rolemberg, passando por cima da independência dos Estados e desrespeitando o Governo do Distrito Federal?
c) Se comunicou ao governador, porque Rolemberg mentiu ao Deputado Federal Alberto Fraga de que a decisão foi do Comandante da Corporação?
d) E por fim, esse fato grave não estaria abrindo um precedente para futuras atitudes de autoridades do Poder Executivo Federal fazerem o que acharem conveniente ao governo federal? Será que nos transformamos na casa da mãe Joana?

Infelizmente, ainda somos obrigado a tocar nesse assunto porque talvez muitos não tenham percebido a gravidade desse ato. Um Ministro de Estado, aliado a um Governador de Estado atropelaram completamente a Constituição Federal que dá soberania aos Estados e não vimos nenhuma manifestação da Câmara Legislativa. Onde estão os distritais que tem a obrigação de defender a Lei Orgânica de nossa capital e tudo que diz respeito à população de nossa cidade?

O blog conversou com fontes do alto escalão da corporação e o planejamento a ser realizado previa a presença de cerca de 5 mil caminhoneiros. No entanto, a quantidade não passou de 50 caminhões, razão essa que o comandante do Batalhão de Trânsito avaliou não ser prejudicial o deslocamento dos caminhoneiros. Além disso, se vivemos num Estado Democrático de Direito, o que impede ao cidadão de ir e vir onde bem entender? Uma das fontes afirmou: “O correto seria que o Comandante do Policiamento Regional Metropolitano (responsável pela área) estivesse à frente do comando da operação, porém, não compareceu ao local em momento algum”, afirmou preferindo não se identificar por causa de represálias.

Pelo visto, essa história ainda vai dar muito o que falar.

Fonte: Blog do Tenente Poliglota

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...