20.5 C
Brasília
07 mar 2026 10:53

Equipamento encaixotado e pacientes com câncer sem atendimento

O velório ocorrido na terça-feira (31), na capela 4, do cemitério Campo da Esperança, Asa Sul de Brasília, era de mais uma pessoa comum do povo que lutou pela vida durante 1 ano, após ter descoberto que estava com câncer no intestino que rapidamente virou metástase. O semblante do aposentado no caixão era de descanso eterno, após tanto sofrimento. Porém, o sentimento externado pela família era de indignação.

O aposentado perdeu a batalha contra a doença por causa do ineficiente Sistema de Saúde Publico do governo Rollemberg. O destino do aposentado poderá ser o mesmo caminho de um contingente de quase 10 mil pacientes diagnosticados com a doença e que também sofrem pela falta do atendimento médico, com a demora nas consultas e pela falta de um método mais eficiente que possa descobrir e tratar o câncer ainda no início.

Mas isso está longe de acontecer um tratamento mais eficaz que possa aliviar as aflições das centenas de pessoas que se vêem condenadas à morte por causa da ineficiência do combalido sistema de saúde do Governo Rollemberg. A situação chega a preocupar o Instituto Nacional de Câncer, órgão singular do Ministério da Saúde, que faz estimativa e o monitoramento da doença nos estados e no Distrito Federal.

O Pet Scan, um equipamento que custou R$ 3,5 milhões aos cofres públicos e que consegue detectar com precisão tumores e até checar a regressão do câncer depois de sessões de quimioterapia, continua encaixotado, desde 2013, em um corredor do Hospital de Base. Alguns técnicos chegam a afirmar que o equipamento, por se encontrar armazenados de forma irregular, pode não funcionar direito como deveria.

No ano passado, o Ministério Publico exigiu que a Secretaria de Saúde colocasse o equipamento para funcionar, mas até agora a obra que deveria ser feita pela Novacap para abrigar o pet scan continua em banho-maria.

O Radar procurou a Secretaria de Saúde que não quis informar o custo da construção da pequena sala com todas as especificações técnicas, para abrigar o equipamento. No entanto, informou que o projeto seria feito em um período de oito meses. Veja a baixo na nota da SS enviada ao Radar.

O que pode ser um prazo razoável para o Governo Rollemberg botar no papel de como seria uma sala para funcionar o pet scan abandonado no corredor do Hospital de Base, pode ser o tempo necessário para o câncer levar centenas de pessoas do Distrito Federal para a cova como aconteceu com o aposentado, velado por familiares indignados, em uma capela do cemitério Campo da Esperança.

Nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde informa que o aparelho PET Scan foi adquirido em 2013, na gestão anterior, numa ação que, à época, não levou em conta a sua complexidade e todas as demais operações e reformas que teriam de ser feitas para a sua utilização. A nova gestão da Secretaria de Saúde, que herdou esse problema, considera uma de suas prioridades desencaixotar essa máquina e colocá-la em funcionamento, já que ela auxiliaria imensamente na demanda de cerca de mil pacientes oncológicos. E medidas concretas já estão sendo tomadas nesse sentido.

A sala na qual o aparelho virá a ser instalada precisa de toda uma estrutura de proteção radiológica, que necessita de inspeção e aprovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Além disso, normas exigem, para obras de reforma, a inclusão de um projeto arquitetônico que englobe todo a área do hospital com relação à segurança contra incêndio e acessibilidade. Como o aparelho implica um consumo muito grande de energia, será necessária a construção de uma subestação para atender a essa demanda.

No início de março, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, teve uma reunião específica sobre o problema, na qual a Novacap – empresa que cuida dos projetos de engenharia e infraestrutura do Governo de Brasília – ficou encarregada de fazer o projeto arquitetônico e da subestação. A estimativa é que tais projetos estejam concluídos em oito meses. Também já se acertou uma destinação orçamentária do Ministério da Saúde para a realização de todas as obras necessárias para a instalação do aparelho. Assim que os projetos forem concluídos, será possível utilizar-se tal destinação.

Cabe destacar que tal equipamento auxilia o profissional de saúde no diagnóstico de câncer, por meio de exames de imagem. Neste momento, este é o único PET Scan da rede. Enquanto ele não pode estar em funcionamento, os pacientes continuam usando as tecnologias já existentes na capital federal para o diagnóstico e acompanhamento desta patologia. Justamente por ser um serviço inovador, mas que ainda não está disponibilizado, não há fila de espera pelo procedimento.

Por fim, a Saúde de Brasília ressalta que não está inerte diante desta situação e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas para garantir a assistência à população.

Fonte: Radar Condomínios

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...