25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:40

Realidade virtual: Ação educativa simula o perigo de misturar álcool e direção

Com uso de óculos especiais de realidade virtual, motoristas puderam perceber, na prática, os efeitos de dirigir embriagado

Por Victor Fuzeira

Com a proximidade do Carnaval, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou uma série de campanhas educativas para alertar a população sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. O ponto de partida das ações de conscientização ocorreu nesta sexta-feira (2), no shopping Venâncio, na Asa Sul.

Na ocasião, motoristas receberam materiais informativos, destacando estatísticas e consequências legais relacionadas à condução sob efeito de álcool. Além disso, os condutores tiveram a oportunidade de simular uma embriaguez ao volante em um circuito interativo.

O objetivo da ação do Detran é levar a ação educativa aos shoppings e os blocos de rua do Carnaval | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl, afirmou que a embriaguez ao volante segue sendo “uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil. A gente trabalha sempre com a prevenção. Esse trabalho que estamos fazendo tem um efeito maior na conscientização dos motoristas sobre a importância da direção defensiva”, explicou.

Lucas Mota aconselha: “Chame um motorista por aplicativo ou volte para a casa com alguém que não tenha bebido. Com certeza, a volta será mais segura”

Segundo o servidor, o objetivo é levar a ação educativa aos blocos de rua do Carnaval. “Vamos realizar várias ações educativas voltadas para a questão do álcool e direção, blitzes educativas sobre os cuidados e riscos de beber e dirigir. Estaremos em vários blocos, inclusive nos infantis, com teatro e mímica”, detalhou.

Infração gravíssima

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool estão sujeitos a penalidades rigorosas. A multa para quem comete essa infração gravíssima é de R$ 2.934,70, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em casos mais graves, nos quais é constatado um índice de alcoolemia superior ao permitido por lei, o motorista pode ainda ser conduzido à delegacia, sendo enquadrado criminalmente, resultando em detenção. As penalidades previstas no CTB visam não apenas punir, mas desencorajar a prática perigosa de dirigir sob influência de substâncias alcoólicas, reforçando a importância de escolhas responsáveis para garantir a segurança no trânsito.

Ciente dos riscos da prática, o analista de sistemas Lucas Mota, 28, que também participou da ação educativa do Detran, foi enfático: “Se for beber, não dirija de forma alguma”. “Não vale a pena, chame um motorista por aplicativo ou volte para a casa com alguém que não tenha bebido. Com certeza, a volta será mais segura”, disse.

 

 

 

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...