24.5 C
Brasília
23 abr 2026 11:32

Dia D da campanha Vem Brincar Comigo recebe brinquedos em drive-thru

Doações para crianças em situação de vulnerabilidade podem ser feitas até dia 10 de outubro. Veja onde encontrar um ponto de coleta

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) a vice-governadora, Celina Leão (Progressista) participaram, nesta terça-feira (3), da ação da campanha Vem Brincar Comigo. Na quarta edição, a idealizadora, primeira-dama Mayara Noronha Rocha, que entra na reta final, comandou a para arrecadação de doações de brinquedos, no sistema drive-tthru, no Palácio do Buriti.

De acordo com Mayara Noronha, todas as doações devem ser destinadas a crianças, de todo do DF, em situação de vulnerabilidade social. Gesto esse que tem por finalidade fortalecer o vínculo com a comunidade, além de garantir que milhares de crianças ganhem uma motivação a mais, para sorrir e brincar. Segundo a primeira-dama, a atual edição, até o momento, alcançou o mesmo número de brinquedos doados da edição anterior, realizada em 2021, de 16 mil unidades.

Ainda de acordo com a primeira-dama, a campanha Vem Brincar Comigo tem um grande alcance por envolver a sociedade civil e o Poder Público que, juntos, podem atender mais pessoas. Além disso, ela destaca o valor de um brinquedo para uma criança.

“Quando a gente fala da importância de um brinquedo não é simplesmente a criança brincar, é desenvolver a capacidade emocional, as relações interpessoais entre as crianças, a capacidade cognitiva. Todo o desenvolvimento do intelecto de uma criança é através de uma brincadeira, por meio de um brinquedo. Então, é fundamental, principalmente na primeira infância, de zero aos seis anos de idade. Estou muito feliz de poder ver essa interação e trazer a sociedade realmente para participar ativamente de grandes entregas para quem mais precisa”, afirma.

Rocha, oriundo de família simples do interior do Piauí, lembra que eventualmente, ao longo do ano, dado a vulnerabilidade social, seja o único brinquedo que a criança venha a ser contemplada.

“Esse gesto, por mais simbólico que ele possa ser, tem um significado muito grande na vida das crianças do DF que serão alcançadas com essa alegria de poder receber, no Dia das Crianças, um presente, um brinquedo, por mais simples que seja. Muitas vezes, essa contribuição vai ser o único presente que eles vão receber ao longo do ano”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Celina Leão, por sua vez, elogiou a iniciativa que une diversos personagens da população do DF, em prol das crianças. “Essa campanha é uma oportunidade de o terceiro setor nos ajudar, dos empresários ajudarem, da população participar. A primeira-dama tem engajado e isso mostra que nosso governo tem um olhar atento para a área social”, pontuou.

Como participar

Para participar, basta doar brinquedos usados em perfeito estado de funcionamento, ou novos, em algum dos seguintes pontos: Palácio do Buriti, órgãos do GDF, administrações regionais e nos batalhões da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Recomenda-se que os brinquedos usados sejam higienizados com álcool 70% e colocados em um saco plástico transparente. Já os brinquedos novos podem ser doados em seus próprios pacotes.

Com o crescimento da ação nos últimos anos, a campanha entrou para o Calendário Oficial do GDF em 2023, tendo reconhecida a sua importância para a população local. A iniciativa é coordenada pela chefia-executiva de Políticas Sociais, ligada ao gabinete da primeira-dama.

Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Mendonça pede vista e suspende julgamento contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta (22)

Por Kleber Karpov As novas regras para financiamento de imóveis...

Celina Leão amplia medidas para aumentar vendas de produtos locais em supermercados do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF lidera ranking nacional de transparência sobre remunerações de servidores

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar...

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Destaques

Raios disparam no DF e deixam mais de 114 mil consumidores sem energia no início de 2026

Por Kleber Karpov Nos três primeiros meses de 2026, um...

Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Mendonça pede vista e suspende julgamento contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta (22)

Por Kleber Karpov As novas regras para financiamento de imóveis...

Celina Leão amplia medidas para aumentar vendas de produtos locais em supermercados do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...