19.5 C
Brasília
06 dez 2025 03:07

Um mês de ação conjunta: Força-Tarefa da SES e IGESDF impacta regulação da Oncologia 

Iniciativa visa reduzir fila de espera por consultas e apresenta resultados promissores em apenas um mês 

No último mês, o Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), lançou uma força-tarefa para amenizar a longa espera por consultas na regulação da oncologia. A iniciativa foi recebida com otimismo, e agora, após um mês de implantação, os números revelam um impacto significativo no acesso à saúde dos pacientes.

Antes do lançamento da força-tarefa, pacientes da regulação da oncologia enfrentavam uma espera média de mais de 60 dias para conseguir uma consulta especializada. Tal situação gerava preocupações tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde envolvidos. No entanto, os esforços combinados entre o GDF, a Secretaria de Saúde e o IgesDF produziram mudanças palpáveis e hoje a espera é de 27 dias.

No decorrer do último mês, foram ofertadas um total de 505 vagas para consultas oncológicas, um aumento substancial em comparação com a média dos meses anteriores. Esta medida tem sido elogiada pela comunidade médica e pela população em geral, visto que demonstra um compromisso efetivo com a saúde dos cidadãos.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até o momento. A força-tarefa está alinhada com nossa missão de proporcionar atendimento médico de qualidade aos pacientes oncológicos o mais rápido possível”, disse o presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., “o aumento das vagas disponíveis reflete o nosso empenho em superar os desafios e melhorar a experiência dos pacientes em busca de tratamento. Reduzir a fila de espera por consultas na regulação da oncologia tem sido uma prioridade para nós no IgesDF, e os números das últimas semanas demonstram que estamos no caminho certo”, acrescentou.

Apesar das melhorias evidentes, os envolvidos na força-tarefa reconhecem que ainda há um caminho a percorrer. A demanda por atendimento oncológico permanece alta, e a equipe continuará trabalhando para manter e ampliar os avan

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...