25.5 C
Brasília
14 jun 2024 18:47


Campanha Fé no Rio Grande: Ajude na reconstrução das cidades e concorra a prêmios

Por Dorleni Dornelles

O estado do Rio Grande do Sul está enfrentando as consequências da maior tragédia climática da sua história. Foram cidades inteiras devastadas: moradias, empresas, estradas e pontes destruídas, cidadãos feridos, desabrigados, desaparecidos, além de mais uma centena de vidas perdidas em razão deste desastre natural sem precedentes.

Um cenário que mobiliza governos, instituições e sociedade civil para prover as condições básicas para milhares de famílias que aguardam por definições sobre o seu futuro.

Além do planejamento da retomada das atividades, reconstrução das cidades e reestabelecimento de conexões entre as regiões, também é necessário um esforço imenso para a retomada das atividades econômicas que dão sustento às famílias, às empresas e aos municípios.

Em diferentes regiões do estado a destruição e as perdas foram imensas, exigindo a urgência de ações para sensibilizar, mobilizar e movimentar as comunidades a fim de levantar recursos para apoiar e/ou potencializar as medidas já em execução no setor público e privado.

Assim, a Associação São Pio de Pietrelcina, localizada em Faxinal do Soturno na Quarta Colônia de Imigração Italiana, região muito afetada pelas enchentes, a partir da doação de três prêmios de valor expressivo, vindos da iniciativa privada, estará organizando com o apoio da Construtora Jobim, uma ação social de abrangência nacional através de uma rifa online, que oportunizará à pessoas de diferentes partes do pais, unirem-se à causa da reconstrução de moradias, contribuírem com um pequeno investimento e concorrerem a prêmios.

A Campanha foi encaminhada para validação junto ao Ministério da Economia e autorizada através do Certificado de Autorização SPA/ME No 04.034362/2024.

Cada número da rifa custará R$ 8,00 (oito reais) e o sorteio será realizado no dia 21/09/24 pela Loteria Federal revertendo o valor arrecadado para a construção de casas populares nas cidades que decretaram situação de calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul e também os municípios da Quarta Colônia, proporcionalmente ao número de habitantes atingidos.

Os prêmios:

  • Apartamento 1 dormitório 1203 C, localizado no Empreendimento Espírito Santo – Santa Maria
  • Apartamento Studio 808, localizado no Empreendimento Maria com Amor – Santa Maria
  • Pingente em ouro 18k com brilhantes e corrente em ouro 18k.

Os recursos serão administrados por uma Comissão composta pela diretoria da Associação São Pio de Pietrelcina e representantes das cidades beneficiadas em cada região do estado, tendo como membros, integrantes da sociedade civil em conjunto com Prefeitura Municipal e entidades representativas da comunidade.

Serão pré-requisitos para a instalação das casas:

  • Municípios com decreto de calamidade pública devido a enchente de maio/24 reconhecido através do Decreto 57.626, de 21 de maio de 2024.
  • O município disponibilizar um terreno compatível com o número de casas previsto no plano de operação, estando este preparado com a infraestrutura necessária para receber moradias populares e estar localizado fora de áreas de risco.

“Estabelecendo os pré-requisitos acima, busca-se oferecer uma moradia adequada às famílias atingidas, distanciando-as de áreas de risco que estão sujeitas a novas inundações, bem como oportunizar a melhoria da qualidade de vida daqueles que vivenciaram esse grande trauma, comenta Arlindo Meneghetti”, presidente da Associação São Pio de Pietrelcina.

As cidades em situação de calamidade pública no RS foram atualizadas a partir do Decreto 57.626, de 21 de maio de 2024, passando de 46 para 78 municípios, conforme listagem abaixo.

Também serão incluídos na listagem de beneficiados os municípios pertencentes à Quarta Colônia que não encontram-se em calamidade mas também sofreram com danos devido ao evento climático extremo: Itaara, Ivorá, Pinhal Grande, Restinga Seca e Silveira Martins.

Encerrado o período da Campanha, as cidades que aderirem ao processo serão informadas do valor disponibilizado para implantação das moradias e a comissão encaminhará o trabalho dando início às construções com mão de obra local.

As ações para impulsionar a campanha Fé no Rio Grande

Lançamento: 28/5 | 11h | Igreja Matriz de Faxinal do Soturno com apresentação da campanha para prefeitos da região, autoridades e imprensa.

Neste dia e horário, os outdoors de divulgação da campanha que estarão cobertos por capa de tecido, serão abertos para exibição em 4 pontos da cidade de Santa Maria: Av. Medianeira junto ao Trevicenter, rua Tuiuti entre Riachuelo e Acampamento, Av. Nossa Senhora das Dores e Rua do Acampamento junto ao plantão de vendas da Construtora Jobim. Uma distribuição de adesivos para carros ocorrerá entre às 11h30 e 12h30
nos semáforos das ruas do Acampamento, Av. Medianeira e Av. Fernando Ferrari.

A campanha será amplamente divulgada através dos veículos de comunicação e também nas mídias sociais. Acesse @fenoriogrande ou ainda o site www.fenoriogrande.com.br e acompanhe os desdobramentos da campanha.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever