14.5 C
Brasília
20 jun 2024 03:18


Seminário sobre sustentabilidade abre inscrições

Promovido pela UnDF, evento integra as ações do projeto de extensão Sala Verde e vai celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) promoverá, nesse mesmo dia, o 1º Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Gratuito e aberto ao público em geral, o evento será realizado no campus norte da instituição, no Lago Norte, a partir de 8h, como parte das atividades do projeto de extensão Sala Verde. As inscrições estão abertas até segunda-feira (3/6).

Encontro tem como um dos objetivos estimular a adoção de práticas sustentáveis | Foto: Divulgação/UnDF

Durante o evento, explica a professora da UnDF Silmary Alvim, os participantes terão a oportunidade de compreender a interconexão entre as ações humanas e o estado do planeta, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a conservação ambiental. “Além disso, por meio das atividades propostas, pretende-se estimular a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano dos participantes, reforçando a importância da responsabilidade coletiva na busca por soluções ambientais”, afirma.

A programação terá palestras no período da manhã e oficinas à tarde. Também haverá contação de histórias com o biólogo e escritor Miguel de Freitas Sartori, que atua no programa Adasa na Escola, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Todos os participantes das atividades receberão certificados.

Programação

Estão programadas as palestras “Monitoramento hidrológico e geração de cenários futuros”, com Welber Ferreira, doutor e mestre em geoprocessamento e análise ambiental pelo Instituto de Geociências na UnB; “Justiça climática: o papel da educação”, com a bióloga Naiara Moreira Campos, especialista em desenho de metodologias participativas, e “O Brasil nas trilhas da transição energética”, com Euler Martins Lage, doutor, mestre e bacharel em química pela Universidade de Campinas (Unicamp), especialista em gestão da inovação pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e gerente de projetos da Casa Civil da Presidência da República.

Além dessas palestras, haverá duas oficinas. A primeira, com o tema “Montagem dos protótipos do telhado verde sustentável e de baixo custo”, será conduzida pelo professor Antônio Augusto Martins Pereira Júnior, da UnDF.  A segunda, “Faça você mesmo seu terrário”, terá como facilitadora a bióloga Isadora Ribeiro, que atua na área de fisiologia vegetal e também leciona na UnDF.

Veja, abaixo, a programação.

1º Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade

Em 5 de junho, das 8h10 às 17h30, no campus Norte da UnDF – CA 2, Lago Norte.

→ 8h40 – Abertura
→ 9h – Palestra: “Monitoramento hidrológico e geração de cenários futuros”
→ 9h50 – Contação de histórias com Miguel de Freitas Sartori
→ 10h20 – Intervalo
→ 10h35 – Palestra : “Justiça climática: o papel da educação”, com Naiara Moreira Campos
→ 11h25 – Palestra: “ O Brasil nas trilhas da transição energética”, com  Euler Martins Lage
→ 12h15 – Intervalo
→ 14h – Oficinas: “Montagem dos protótipos do telhado verde sustentável e de baixo custo”, com o professor Antônio Augusto (UnDF),  e “Faça você mesmo seu terrário”, com a professora Isadora Ribeiro (UnDF)
→ 17h – Distribuição de mudas (Novacap)
→ Inscrições até segunda-feira (3/6), por este link.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever