21.5 C
Brasília
17 jun 2024 14:25


Secretários de Cultura de todo o país se reúnem para discutir políticas públicas

Fórum da categoria se realiza até quarta-feira, na Biblioteca Nacional

Nesta terça (28) e na quarta-feira (29), realiza-se na Biblioteca Nacional o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O evento tem como objetivo a discussão de políticas culturais e conta com a participação de delegações das cinco regiões do país.

Entre os debates, destacam-se aspectos da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc | Foto: Jéssica Faria/Secec

Anfitrião do encontro, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, ressaltou a relevância do fórum como um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no Brasil. “Espero que possamos debater pontos que precisam de uma atenção urgente para que possamos retomar investimentos e ter na cultura uma política pública de manutenção da vida em sociedade”, declarou.

“A nossa pauta está focada em alguns pontos de discussão emergencial e no intuito de compartilhar soluções para levar demandas diretamente para o Ministério da Cultura”, reforçou o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Fernandes Noronha.

Na manhã desta terça, secretários e dirigentes debateram a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc. Já na parte da tarde, representantes do Ministério da Cultura (MinC) participam de uma discussão sobre as diretrizes de execução e fortalecimento da política cultural e dos desafios de execução e cronograma.

No segundo dia do fórum, esses dois temas do debate terão seus desafios avaliados com representantes da Secretaria dos Comitês de Cultura do MinC. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará presente para entregar a Carta de Brasília, com propostas que dizem respeito ao cenário atual da cultura no país e às expectativas das lideranças estaduais para o futuro do setor. O documento busca gerar um consenso entre os gestores das unidades federativas com o governo federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever