25.5 C
Brasília
24 jun 2024 17:30


Feriado prolongado acende alerta para importância de doar sangue

Durante o período de folga, demanda por transfusões costuma aumentar, enquanto a oferta dos doadores cai

Por Ana Flávia Castro

Pretende viajar para aproveitar o feriado prolongado? Lembre-se de colocar na agenda outro compromisso importante: a doação de sangue. A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) convida os cidadãos a contribuírem com a reestruturação do estoque de bolsas que alimentam as unidades da rede pública e instituições conveniadas.

Terão preferência no atendimento os doadores dos tipos sanguíneos O+, O- e B-, que se encontram em níveis críticos | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

Às vésperas da data de Corpus Christi, quando muitos brasilienses devem pegar a estrada para momentos de lazer entre família e amigos, um sinal de alerta é aceso. No período, a demanda por transfusões de sangue costuma aumentar, enquanto a oferta e os agendamentos para doações diminuem.

“Temos sempre que lembrar que não existe um substituto para o sangue”

Kelly Barbi
gerente de captação do Hemocentro

“Durante períodos como esse, temos uma queda bastante acentuada no fluxo de doações, mas existe uma possibilidade de aumento da demanda por conta dos acidentes de trânsito; com isso, fazemos um apelo para que a população venha antes do feriado nos ajudar a manter os estoques em níveis seguros, adequados, para que a gente possa atravessar bem o feriado e atender todo tipo de demanda que a gente por ventura possa ter”, reforça a gerente de captação da FHB, Kelly Barbi.

Equilíbrio na balança

O quadro crítico em função da epidemia de dengue no Distrito Federal – que chegou ao índice alarmante de 30% – foi estabilizado, e os estoques voltaram a um patamar de segurança acima de 80%. No entanto, um novo aumento da demanda pode desestruturar o abastecimento de sangue nas unidades de saúde.

“Temos sempre que lembrar que não existe um substituto para o sangue”, reforça a gestora do Hemocentro. “A gente conta com a população para ajudar esses pacientes que precisam de transfusão, para ter esse atendimento de saúde contínuo e dar seguimento aos tratamentos na rede do DF.”

A direção do Hemocentro ressalta que todas as doações são bem-vindas, mas faz um convite especial aos doadores dos tipos sanguíneos O+, O- e B-, que estão em níveis críticos. Até a próxima semana, eles serão atendidos preferencialmente, na tentativa de retomar a oferta.

“Assim como uma viagem durante o feriado está anotada na agenda, a gente gostaria que a doação de sangue entrasse na programação dos brasilienses”, afirma Kelly Barbi. “Você, que vai viajar para curtir o feriadão, dê um pulinho no hemocentro antes.”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever