24.5 C
Brasília
15 jun 2024 16:58


Simpósio de análises clínicas reúne profissionais e estudantes

Evento teve como objetivo promover a integração entre o ensino, o mercado de trabalho e a ampliação da rede social da área

Nesta quarta-feira (22), a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) realizou o I Simpósio de Análises Clínicas com o objetivo de promover a integração entre o ensino, o mercado de trabalho e a ampliação da rede social na área. Realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o simpósio reuniu profissionais e estudantes de análises clínicas que concluíram o ensino médio e têm interesse em trabalhar nesse campo.

A coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Mabelle Roque, enfatizou a relevância do simpósio para a formação e atualização dos profissionais da área. “Discutir análises clínicas é essencial, pois não podemos pensar no SUS sem considerar cada pessoa que passa por ele. Aproveitem ao máximo para compreender a importância da saúde pública e da saúde como um todo”, declarou.

Para a estudante do curso técnico em Análises Clínicas da Etesb, Estefânia Santiago, o simpósio é uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Minha expectativa é que possamos aprender mais sobre como nos especializar profissionalmente para, depois da formatura, encontrarmos um caminho para ingressar na carreira”, disse.

Programação

A programação incluiu um ciclo de palestras com temas que envolvem o controle de qualidade aplicado a laboratórios de emergência, a coagulação sanguínea e o hemograma. Também foram discutidas a importância da micologia clínica no diagnóstico laboratorial e a coleta de amostras para pesquisas, entre outros tópicos.

A programação incluiu um ciclo de palestras com temas que envolvem o controle de qualidade aplicado a laboratórios de emergência, a coagulação sanguínea e o hemograma

“Esses temas irão contribuir não apenas para a formação dos nossos técnicos aqui na Etesb, mas também para o conhecimento de todos os interessados na área que pretendem atuar no mercado de trabalho”, afirmou Roberto Carlos Louzeiro, diretor da Etesb, instituição que faz parte da Fepecs.

Técnico em Análises Clínicas

O técnico em Análises Clínicas (TAC) é o profissional que executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico de determinada enfermidade. O profissional pode atuar nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O TAC realiza ainda o trabalho de investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas na área.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever