23.5 C
Brasília
19 jun 2024 12:08


Brasília recebe lançamento de livro ‘Pelas Cordas do Coração’, do autor cearense Theognis Florentino

Um amor de avô e neta por adoção e o respeito à natureza são os remédios para uma grande tristeza nessa história que emociona os pequenos e grandes leitores e fortalece o amor pela família e pelos animais. O livro homenageia a Cidade Ocidental (GO). Evento gratuito vai ter forró com o renomado acordeonista Nonato LIma e contação de histórias com Flávia Ribas 

A ternura por uma criança e o afeto pelos animais são o pano de fundo de uma história encantadora no novo livro do autor cearense Theognis Florentino, com ilustrações de Eduardo Azevedo. O livro será lançado em Brasília na Livraria Paradeiro, na Asa Norte, no próximo sábado, 25 de maio, às 16h. A obra da Editora Ensinamento já foi lançada em Fortaleza, cidade natal do autor.

A história se inspira num episódio real da vida do autor, que se transformou no personagem “Vovô Theo”, e a presença da sua neta adotiva de 9 anos, Maria Esther, que o ajudou a se curar de uma depressão. A narrativa é simples e sensível para um tema delicado, mas presente na vida de muitas famílias. Outro personagem que traz vida e sentido à história é o bicho de estimação da família, o cãozinho Luckyli. Com ilustrações de Eduardo Azevedo, o livro homenageia ainda a Cidade Ocidental, no entorno do DF, onde o autor desenvolve um projeto de incentivo à leitura com crianças e adolescentes, na rede municipal de ensino. Para ampliar a inclusão e o alcance, a obra possui também uma versão em audiolivro, em um QRCode presente no livro.

“Este livro tem a intenção de despertar sentimentos profundos e conectar amores, sabores e aromas de vida em movimento, levando os pequenos leitores a conhecer e se reconhecer no amor em sua forma mais simples e genuína com quem está mais próximo de nós”, conta o autor, advogado e professor Theognis, que se lembrou de sua avó adotiva Marieta e da neta escolhida pelo coração para superar um dos momentos mais difíceis de sua vida.

O lançamento do livro contará com a presença do autor, sua família e de autores e contadores de história da cidade. Um lançamento também será feito na Cidade Ocidental na sexta-feira, em escola da rede municipal.

Atração Musical Surpresa

A Editora Ensinamento traz para o lançamento do livro em Brasília o acordeonista Nonato Lima, um dos maiores sanfoneiros do Brasil. Em clima de São João, o lançamento será musicado com a presença do artista, que acaba de retornar de uma turnê na Europa e vem a Brasília para mostrar a versão em xote da música inspirada no livro “Pelas Cordas do Coração”, composta por Helinho Gomes. Nonato Já acompanhou e dividiu palco com artistas consagrados como Ivete Sangalo Dominguinhos, Fagner e Hamilton de Holanda.

A entrada é gratuita.

“Maria Esther é a netinha nascida do coração do Vovô Theo. Doce e serelepe, está atenta a tudo em sua volta. Seus olhos de jaboticaba observam tudo tudo… (…) Sempre que estão juntos, vovô Theo tem risada garantida pelas muitas peraltices aprontadas por Maria Esther”.

Trechos do livro

Sobre o autor

Theognis Florentino é um advogado, professor e palestrante cearense que hoje vive entre o DF, o Goiás e o Ceará. Seu primeiro livro infantil, Cecília, foi ilustrado pela premiada artista plástica Silvana de Menezes. Em sua segunda obra publicada, Theo vira personagem e traz os encantos da neta Maria Esther para um relato encantador sobre como superou um período de tristeza e depressão.

Sobre a editora. O livro “Pelas Cordas do Coração” é a segunda obra infantil de Theognis Florentino, publicado pela Editora Ensinamento que atua desde 1991 com livros didáticos e literários e assessoria pedagógica para escolas e prefeituras para incentivar a leitura. Desde 2022, a editora apoia as cidades vizinhas ao DF, Cidade Ocidental e Formosa (GO) com projetos de leitura nas escolas.

Sobre a livraria. A Livraria Paradeiro é um ponto de divulgação cultural na Asa Norte que apoia artistas independentes, literatura, teatro, divulgação científica. O espaço tem uma cozinha afetiva, realiza saraus e oficinas e fica ao lado do Bosque dos Flamboyants, na 309 Norte, um jardim encantado para as crianças e adultos que gostam de aproveitar a vida ao ar livre.

Serviço

Lançamento do livro “Pelas Cordas do Coração”, de Theognis Florentino com ilustrações de Eduardo Azevedo

Onde: Livraria Paradeiro, CLN 309 Bloco D
Quando: 25 de maio, às 16h
Valor do livro: R$ 70
Editora Ensinamento

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever