25.5 C
Brasília
14 jun 2024 18:02


Profissionais de saúde concluem curso sobre acidentes com produtos químicos

Treinamento foi ministrado a diferentes órgãos do GDF. No total, 51 formandos receberam o certificado

Por Karinne Viana

Uma manhã de celebração e reconhecimento. Nesta segunda-feira (20), profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF) comemoraram a conclusão do treinamento em emergências químicas que envolvem produtos classificados como perigosos. A cerimônia, realizada na Academia de Bombeiros Militar, contou com a participação de 51 formandos de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

A enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) Carla Pelloso foi uma das formandas a receber o certificado. “Cada treinamento nos dá a oportunidade de oferecer um atendimento de qualidade. Os conteúdos teórico e prático foram extremamente valiosos, pois, como profissionais que atuam todos os dias nas ruas, precisamos conhecer os detalhes e as melhores formas de prevenção”, disse.

“Cada treinamento nos dá a oportunidade de qualificar nosso atendimento à população”, afirma a enfermeira do Samu-DF Carla Pelloso, umas das formandas. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Presente no evento, o diretor do Samu-DF, Victor Arimatea, ressaltou que é essencial conhecer os protocolos de conduta, de modo a articular as ações de forma eficiente. “O curso agrega valor à experiência diária. Atuamos no atendimento a pacientes que, muitas vezes, encontram-se em situações de risco, envolvendo produtos químicos e perigosos”, explicou.

Já para o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Clayson Augusto, a integração e diálogo entre órgãos do GDF é fundamental. “Treinamos e nos capacitamos com a esperança de nunca precisar usar esse conhecimento, mas, se um dia for necessário, estaremos bem preparados. E esse preparo vem de um trabalho conjunto. Todos atuando em unidade em prol da população.”

Treinamento

Com uma carga horária de 50 horas, o treinamento foi ministrado pelo CBMDF a diferentes órgãos do GDF visando aperfeiçoar as condutas dos profissionais em casos de acidentes com produtos químicos considerados perigosos. A SES-DF participou por meio do Samu-DF, da Vigilância Sanitária e da Ambiental. Neste último caso, destaca-se o papel preventivo. “Atuamos na contenção de danos, por meio da avaliação do risco, da identificação do produto perigoso e da contenção da situação para evitar um acidente ainda maior”, explicou o agente de Vigilância Ambiental, Anderson de Morais.

Além de conteúdos teóricos, a capacitação envolveu simulações práticas voltadas ao uso correto das roupas e equipamentos de proteção individual específicos, identificação dos produtos perigosos envolvidos nos acidentes, planejamento e execução de táticas mais eficientes das equipes etc. Também atuaram a Polícia Militar, Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentre outros.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever