27.5 C
Brasília
29 abr 2024 14:39


Comerciantes do Conic passam a contar com botão de emergência para reforçar segurança na região

Dispositivo eletrônico, parceria entre a Polícia Militar e uma empresa privada, foi entregue aos lojistas nesta terça-feira (9) para garantir mais agilidade durante ocorrências

Por Ana Flávia Castro

Os comerciantes e frequentadores do Conic ganharam um reforço na segurança com a entrega de botões de emergência. Nesta terça-feira (9), os lojistas receberam os primeiros dispositivos, criados para agilizar o contato com os sistemas de vigilância e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em caso de movimentação suspeita.

A trancista Ana Carolina Barbosa elogiou a iniciativa: “Vai ser muito bom ter algo pra alertar a polícia com mais agilidade caso algo aconteça” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Menor do que a chave de um automóvel, o mecanismo aciona um alarme silencioso que emite um alerta para todos os vigilantes patrimoniais do prédio. A equipe de segurança realiza o primeiro atendimento e, caso necessário, poderá encaminhar o chamado diretamente para o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) – unidade responsável pela área central de Brasília.

Neste primeiro momento, o sistema será implementado no Boulevard Centro, um dos 13 edifícios que compõem o complexo. Segundo a administração do local, os primeiros aparelhos foram entregues a todos os 90 donos de empreendimentos no local. A medida também deve trazer mais segurança para os aproximadamente 1,5 mil clientes que transitam pelo prédio diariamente.

Quando acionado pelo lojista, o mecanismo aciona um alarme silencioso que emite um alerta para todos os vigilantes patrimoniais do prédio; caso necessário, o chamado poderá ser encaminhado diretamente ao 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pela área central de Brasília

“Essa parceria entre a área privada e o setor público representa uma união de esforços para trazer tranquilidade e segurança ao Setor de Diversões Sul”, pontua o tenente-coronel Rodrigo Abadio, comandante do 6° BPM.

Proteção para funcionários e clientes

“Agora, o tempo de reação é muito rápido – a gente aciona o botão e, em menos de um minuto, tem uma equipe de segurança dentro da loja”, diz o empresário João Paulo Perroni

O empresário João Paulo Perroni, de 38 anos, dono de cinco operações no Conic, celebrou a novidade. Com o dispositivo, ele sentiu a confiança de implementar o funcionamento de 24 horas em um dos restaurantes dos quais é proprietário.

“Ter esse aparelho para nós é muito importante, porque traz segurança para o empresário, para a minha equipe de funcionários e para o cliente. Agora, o tempo de reação é muito rápido – a gente aciona o botão e, em menos de um minuto, tem uma equipe de segurança dentro da loja”, explica. “Além disso, temos que parabenizar os órgãos de segurança pública do DF, que têm se mostrado muito presentes aqui”.

O dispositivo faz parte de um sistema de segurança implementado em parceria entre a administração do Conic, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Brasília Centro e a Polícia Militar. “Esse botão é um passo a mais para a nossa segurança”, avalia a presidente do Conseg e prefeita do Conic, Flávia Portela. “Também estamos discutindo com outras administrações para expandir esse sistema para todos os prédios, garantindo mais tranquilidade e proteção a todos”, prossegue.

A trancista Ana Carolina Alves Barbosa, que trabalha em um dos salões de beleza do edifício, acredita que a medida vai garantir mais tranquilidade para os funcionários que trabalham no local. “Eu acredito que esse botão vai ser muito útil para nós. Porque aqui, como anda muita gente que é de fora, é difícil ter muito controle. Vai ser muito bom ter algo pra alertar a polícia com mais agilidade caso algo aconteça”, avalia.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever