25.5 C
Brasília
29 abr 2024 22:41


Servidores da rede pública de ensino participam de palestra sobre saúde mental

Evento destacou a importância dos espaços de diálogo e acolhimento dentro das escolas, para que os educadores possam compartilhar suas dificuldades

Na linha de frente como agentes da cultura de paz nas escolas da rede pública do Distrito Federal, os professores e outros servidores da Secretaria de Educação (SEEDF) participaram, na terça-feira (2), de um momento de descontração e cuidado com a palestra “Cuidando de quem cuida”, do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey. O evento, promovido pela pasta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), teve como objetivo trabalhar o cuidado à saúde mental dos profissionais da educação.

Durante a palestra, Klinjey enfatizou a importância dos educadores estarem atentos ao próprio bem-estar emocional, destacando que “os profissionais de educação estão entre os que mais têm sofrimento psicológico e emocional”.

“A atividade é cada vez mais complexa, especialmente por conta da crise da participação familiar na educação, o que leva cada vez mais crianças e adolescentes sem qualquer estrutura emocional e psicológica para o ambiente escolar”, afirmou Klinjey. Ele também ressaltou a necessidade de criar espaços de diálogo e acolhimento dentro das instituições educacionais, onde os profissionais possam compartilhar suas dificuldades e receber apoio.

O psicólogo Rossandro Klinjey incentiva os educadores a compartilharem suas dificuldades no ambiente escolar como forma de receber apoio

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, expressou seu entusiasmo com a iniciativa e reafirmou a importância de ações que fortaleçam a cultura de paz nas escolas e que visem ao cuidado com os professores. “Desde a pandemia, nós retornamos com uma rede muito adoecida, gerado pelo período de clausura”, apontou. “Contudo, estamos aqui hoje em um momento de alegria; trouxemos um palestrante nacional que toca nos corações dos educadores e os sensibiliza a refletir sobre o cuidado com sua própria saúde”.

A gerente-executiva de Educação do Sesi e do Senai do DF, Valéria Silva, também esteve presente e observou a relevância da colaboração entre as instituições para a promoção de ações voltadas para o cuidado com quem cuida. “Para a gente é bem prazeroso ter essa parceria com a SEEDF – nós sabemos a importância da educação e como a educação é transformadora na vida das pessoas. Parabenizo a todos os envolvidos na realização desse evento tão especial”, destacou.

A palestra foi recheada de momentos descontraídos e bem-humorados, além de histórias sobre trajetória de Klinjey como psicólogo, mas também de muitas reflexões sobre as crises pelas quais o mundo passa no momento e como elas impactam a comunidade escolar de maneira geral.

A educadora Anne Eller salientou a relevância de abordar o tema do cuidado com os professores e orientadores: “A palestra é importante para que a gente valorize a ação do orientador profissional dentro da cultura da paz, porque a gente está na linha de frente, a gente grava os projetos, a gente busca os outros profissionais para estarem conosco”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever