18.5 C
Brasília
27 abr 2024 08:07


Bibliotecas públicas devem oferecer aulões para o Concurso Público Nacional Unificado

Auxílio aos candidatos que se inscreveram no chamado Enem dos concursos será na Biblioteca Nacional e em outros endereços de 11 regiões administrativas

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e outras 11 unidades da Rede de Bibliotecas Públicas do DF vão oferecer aulões gratuitos para quem se inscreveu no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujas provas estão marcadas para 5 de maio. Os aulões começam em 9 de março e vão até o final de abril.

“Estamos comprometidos em apoiar os candidatos nessa jornada, pois acreditamos que o acesso a cargos públicos é fundamental para o desenvolvimento de uma administração eficiente. É uma imensa satisfação vermos esse projeto ganhando vida pela Biblioteca Nacional de Brasília. Estamos felizes por poder oferecer essa oportunidade de aprendizado e preparação”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes.

“Tivemos muito sucesso nos aulões que demos desde novembro do ano passado para os certames do Enem, do PAS e da UnB. Agora queremos atender ao público que fará o Concurso Nacional Unificado”, anuncia o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón.

Segundo o gestor público, os aulões vão se concentrar primeiramente em alguns conteúdos do bloco 8, que é para o nível intermediário e abrange avaliação de redação, português e matemática, por exemplo.

Ainda que os sete blocos do certame para cargos de nível superior não prevejam a prova de redação, os candidatos terão de enfrentar questões discursivas de conhecimentos gerais e específicos e podem se beneficiar dos conteúdos de redação e português previstos para o nível intermediário.

Aulas descentralizadas

“Tivemos muito sucesso nos aulões que demos desde novembro do ano passado para os certames do Enem, do PAS e da UnB”

Felipe Ramón, subsecretário do Patrimônio Cultural

Uma novidade na iniciativa coordenada pela BNB desta vez é que haverá um esforço de descentralização, destaca a diretora do equipamento, Marmenha Rosário. Além de duas bibliotecas da Região Administrativa I (BNB e Biblioteca Pública de Brasília), serão mais dez unidades espalhadas por outros pontos do DF. Ceilândia, Paranoá, Santa Maria e Samambaia terão encontros nos finais de semana. Gama, Itapoã, Taguatinga, Guará, São Sebastião e Riacho Fundo I terão as aulas durante a semana à noite.

Enem dos concursos

O Concurso Público Nacional Unificado, que tem sido chamado de Enem dos concursos, guarda com o exame do ensino médio a semelhança de o candidato poder concorrer a mais de uma vaga dentro do mesmo bloco temático.

“Redação é fundamental para o bloco oito”, afirma a professora Joana Melo, graduada em letras e em história pela UnB, com pós-graduação em metodologia do ensino da língua portuguesa. Ela já esteve à frente de iniciativas anteriores na BNB, ajudando estudantes a fazer as redações segundo o recorte de cada certame e será uma das docentes no esforço do GDF.

Frequência em alta

Duas das bibliotecas geridas pela Secec – BNB, BPB – e as que ficam a cargo das administrações regionais têm registrado aumento na frequência de usuários em busca de espaço, sossego e acervo para correr atrás do sonho de um posto no setor público.

A BNB, que passou a funcionar das 8h às 22h de segunda a sexta-feira (das 8h às 14h nos finais de semana), viu o número de usuários saltar 122% na comparação entre o bimestre dezembro/ janeiro último e os mesmos dois meses há um ano, na virada de 2022 para 2023.

Confira o número de vagas para o aulão em cada biblioteca:

Biblioteca Nacional de Brasília – 110 vagas
Biblioteca Pública de Ceilândia – 60 vagas
Biblioteca Pública de Brasília – 60 vagas
Biblioteca Pública de Taguatinga – 20 vagas
Biblioteca Pública do Guará – 30 vagas
Biblioteca Pública do Itapoã – 20 vagas
Biblioteca Pública de Samambaia – 20 vagas
Biblioteca Pública do Riacho Fundo I – 20 vagas
Biblioteca Pública do Paranoá – 20 vagas
Biblioteca Pública do Gama – 80 vagas
Biblioteca Pública de Santa Maria – 50 vagas
Biblioteca Pública de São Sebastião – 20 vagas

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever