22.5 C
Brasília
30 abr 2024 00:13


Inaugurada sala de convivência na UTI pediátrica do HBDF

Proporcionando conforto e humanização para acompanhantes de crianças internadas.

Por Pollyana Cabral 

Na luta diária pela saúde das crianças internadas na UTI pediátrica, um novo capítulo se abre com a inauguração da Sala de Convivência. Mais do que um espaço físico, trata-se de um refúgio pensado especialmente para oferecer conforto aos acompanhantes durante esse período delicado. “A ideia surgiu da necessidade de proporcionar um ambiente mais acolhedor e humano para aqueles que passam horas ao lado de seus filhos em tratamento”, destaca o médico e chefe da UTI pediátrica do Hospital de Base, Abdias Aires.

Em uma colaboração excepcional entre diferentes áreas, o projeto tomou forma. A equipe de psicologia, juntamente com profissionais da terapia ocupacional e assistência social, uniram esforços para concretizar a iniciativa. “Cada membro contribuiu com ideias na construção desse espaço que visa ressignificar o ambiente hospitalar”, ressaltou a terapeuta ocupacional, Fernanda Rocha.

A mobilização não parou por aí. Graças ao apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, todos os móveis necessários foram doados, garantindo um ambiente funcional e acolhedor. “A ideia era criar um espaço não apenas para refeições, mas também para momentos de descanso e troca de experiências entre os acompanhantes”, explica o médico.

Com mesas, cadeiras e armários com chaves para guardar pertences pessoais, o espaço se torna um agrado em meio à rotina hospitalar. A colaboração da equipe de manutenção foi fundamental para concretizar o projeto. Eles não apenas instalaram as telas nas janelas, garantindo um ambiente mais seguro para os acompanhantes durante as refeições, mas também foram responsáveis pela colocação do novo piso. Além disso, a Associação Amigos do Base desempenhou um papel significativo ao fornecer um coffe break para a inauguração, e também prepararam lembrancinhas para os acompanhantes, demonstrando cuidado e carinho em cada detalhe. Essas contribuições não apenas enriqueceram a inauguração, mas também destacaram a importância da comunidade em apoiar iniciativas que visam melhorar a experiência dos pacientes e seus familiares durante o período de internação.

Área de Convivencia pediatrica do HBDF – Foto: IGESDF

“Acreditamos que o bem-estar dos acompanhantes impacta diretamente na recuperação das crianças”, destaca a psicóloga Rute Silveira.

Além de proporcionar dignidade e conforto, a sala serve como um ponto de apoio para aqueles que acompanham de perto o tratamento de seus entes queridos. “É um gesto de humanização em um ambiente muitas vezes marcado pela dor e fragilidade”, complementa Aires.

E as novidades não param por aí. Em conjunto com a inauguração da Sala de Convivência, será lançada uma biblioteca itinerante, oferecendo a doação de livros tanto para os acompanhantes quanto para as crianças internadas. Uma contribuição que visa trazer um pouco de entretenimento para aqueles que enfrentam essa jornada.

Em meio aos desafios logísticos e à busca por recursos adequados, a concretização desse espaço é mais do que uma conquista: é um símbolo de solidariedade e cuidado mútuo. “É gratificante poder oferecer algo melhor para aqueles que confiam em nós durante momentos tão difíceis”, finaliza o Dr. Abdias.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever