Hanseníase

Outro tópico dominante do encontro foram os cuidados e a rede de atendimento de hanseníase. Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, o tratamento dura de 6 a 12 meses, dependendo do diagnóstico. A doença, caso não tratada, pode gerar lesões neurais capazes de gerar deficiências físicas. Em 2023, o DF registrou 165 casos confirmados.

Conforme explicou a Referência Técnica Distrital (RTD) em Dermatologia, Fernanda Duran, um dos desafios da hanseníase decorre da semelhança com outras enfermidades. “É uma doença difícil porque simula diversas outras. Hoje, não há nenhum paciente esperando atendimento com dermatologista na Atenção Secundária, então, nossa maior energia tem de ser direcionada à capacitação e matriciamento da Primária”, explicou a especialista.

O tópico sobre a capacitação foi reforçada, inclusive, pelo professor doutor em dermatologia da Universidade de Brasília (UnB), Ciro Martins Gomes: “O apoio da educação em massa para a Atenção Primária em Saúde economiza dinheiro e evita a sequela permanente dos pacientes”, complementou.