19.5 C
Brasília
27 abr 2024 06:17


Programa Avante Cerrado vai apoiar empreendedores de baixa renda

Iniciativa será lançada nesta quarta-feira (7), com incentivo também a startups em fase de idealização, transformando ideias em oportunidades de negócios no Distrito Federal e Ride

Empreendedores de baixa renda e startups em fase de ideação vão contar, a partir desta quarta-feira (7), com mais apoio para a transformação de ideias em oportunidades de negócios. Neste dia, o programa Avante Cerrado será lançado, às 17h, no BRB Lab, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na Granja do Torto, para facilitar o acesso à rede desse público a consultorias, treinamentos e liberação do microcrédito ao longo do Avante Cerrado no Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) em 2024.

“Com o Avante Cerrado, nosso objetivo é auxiliar empreendedores de baixa renda e startups a transformar suas ideias e projetos em negócios rentáveis que gerem impacto positivo nas comunidades em que estão inseridos”Leonardo Reisman, secretário de Ciência e Tecnologia

Serão escolhidos 30 empreendedores de baixa renda comprovada e 30 startups com Minimum Viable Product (MVP, ou, em português, mínimo produto viável) validado. Tendo isso, os interessados poderão se candidatar para o programa. O objetivo é estimular o ecossistema empreendedor de Brasília, a fim de capacitar o desenvolvimento de produtos e serviços em processos inovadores.

A inscrição será feita via edital de chamamento, que será disponibilizado no site inovatorio.org. Para o evento desta quarta-feira, será disponibilizado um QR Code, por meio do qual os interessados poderão fazer um pré-cadastro e ter acesso a informações como o cronograma, categorias de beneficiários, data da publicação do edital e início das inscrições.

Segundo o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, as políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo representam um importante impulsionador do crescimento econômico. “As pequenas e médias empresas foram responsáveis por oito em cada dez empregos criados no Brasil em 2023, conforme dados divulgados pelo Sebrae na última semana. Com o Avante Cerrado, nosso objetivo é auxiliar empreendedores de baixa renda e startups a transformar suas ideias e projetos em negócios rentáveis que gerem impacto positivo nas comunidades em que estão inseridos”, afirma o secretário.

Segundo o presidente da Brasil Startups, Hugo Giallanza, durante 12 meses, 60 negócios vão receber consultorias de especialistas. “Eles vão trazer as suas necessidades e a gente vai responder como pílulas de conhecimento para que esses empreendedores possam transcender a um nível de maior qualidade. Ao cumprirem os objetivos estabelecidos no programa, os participantes vão acessar um microcrédito, que na verdade a gente trata isso como um fomento, porque não se trata de uma dívida, de R$ 5 mil”, afirma.

Pela regulamentação do Cadastro Único (Decreto n. 6.135/2007), entende-se como de baixa renda as famílias com renda familiar mensal per capita até meio salário mínimo ou a família que possua renda mensal total de todos os integrantes de até três salários mínimos.

A validação do MVP é uma etapa importante na jornada de uma startup. Nela é possível validar a solução oferecida pela empresa antes mesmo do registro, colhendo feedbacks de usuários para implementar melhorias, tudo sem gastar muitos recursos.

Serviço

Lançamento do programa Avante Cerrado
→ Data: quarta-feira (7)
→ Horário: das 17h às 18h
→ Local: BRB Lab

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever