20.5 C
Brasília
27 abr 2024 03:14


Excesso de velocidade e uso de celular lideram infrações nas rodovias do DF

Ações educativas e de fiscalização visam melhorar o comportamento dos condutores da capital. Só no ano passado foram mais de um milhão de multas aplicadas pelo DER

Por Adriana Izel

Mais de um milhão de multas foram aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) nas rodovias do Distrito Federal. Excesso de velocidade, transitar na faixa exclusiva e uso do celular estão entre as principais violações registradas pelo órgão.

Com o objetivo de coibir as infrações de trânsito, o governo faz ações educativas e de fiscalização. Só no ano passado mais de 50 mil pessoas foram diretamente impactadas pelas campanhas e atividades de trânsito promovidas pelo DER-DF.

A fiscalização é feita com a presença de equipes in loco e por meio dos radares eletrônicos e do monitoramento pela central operacional | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
“Temos uma equipe de educação no órgão e fazemos diversas campanhas ao decorrer de todo o ano. Cumprimos as ações previstas no Sistema Nacional de Trânsito, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, e também fazemos outras que englobam pedestres, motociclistas, ciclistas e toda a diversidade de condutores”, explica o gerente de Campanhas Educativas do DER-DF, Adhemar Filho.Outra medida educativa é o projeto Transitolândia, uma escola vivencial de trânsito para estudantes do 1º ao 4º ano. O espaço conta com atividades lúdicas, como peças de teatro sobre questões de segurança no trânsito. No ano passado, a proposta atendeu 13 mil crianças.

“Cumprimos as ações previstas no Sistema Nacional de Trânsito, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, e também fazemos outras que englobam pedestres, motociclistas, ciclistas e toda a diversidade de condutores”

Adhemar Filho, gerente de Campanhas Educativas do DER-DF

“Quando focamos nas crianças é porque temos essa visão de criar um conceito desde cedo sobre a importância do trânsito”, afirma o gerente. “Esses meninos e meninas se tornam verdadeiros fiscais dos pais. Isso faz parte da nossa luta para mudar alguns comportamentos que geram sinistros e impactos no trânsito. Infelizmente o trânsito ainda mata muito”, acrescenta.

A educação é só um dos pilares de atuação no trânsito. Outro ponto é a fiscalização que ocorre pela presença de equipes in loco e por meio dos radares eletrônicos e do monitoramento pela central operacional.

“Temos um acompanhamento diário das atividades. Avaliamos os relatórios e buscamos alternativas para tentar reduzir as infrações, que pode ser a intensificação da fiscalização”, defende o gerente de Fiscalização de Trânsito do DER-DF, Eduardo de Oliveira.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever