23.5 C
Brasília
18 maio 2024 16:13


Aberta a Conferência Nacional de Educação

Evento, realizado neste domingo (28), reuniu 2,5 mil pessoas com o objetivo de discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034

Representando o Governo do Distrito Federal (GDF), a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, participou, neste domingo (28), da abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. O evento reuniu representantes do segmento para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Cerca de 2,5 mil pessoas estiveram presentes, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana, o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, e a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura. O evento segue até terça-feira (30), no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte.

“É uma etapa muito importante para o futuro da educação uma vez que estamos identificando os problemas e as necessidades educacionais do Distrito Federal e do Brasil como um todo”, disse a secretária de Educação do DF. “Queremos construir, ao longo desses três dias da conferência, visões significativas que contribuam para a qualidade de vida dos nossos estudantes, por meio de gestão democrática, com a participação de entidades educacionais e da própria comunidade escolar.”

Eixos

Realizada no Distrito Federal, por meio do Decreto-Lei nº 11.697/23, a Conae 2024 traz como tema “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a conferência debaterá proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias na educação a serem adotadas nos próximos dez anos no país.

A conferência será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, material a ser posteriormente consolidado no documento de referência que será elaborado pelo FNE.

A medida será articulada com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. O objetivo é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais.

Veja mais na página da Conae 2024.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever