19.5 C
Brasília
27 abr 2024 06:16


Detran-DF realiza dia cheio de ações educativas de trânsito no DF

População de Planaltina, Ceilândia e Cruzeiro recebeu atividades que fazem parte de campanha e projetos de conscientização sobre tráfego

As equipes de educação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizaram atividades educativas em Planaltina e Ceilândia, nesta quinta-feira (25). As ações fazem parte da campanha Volta às Aulas e dos projetos Café na Faixa, Coletivo Responsável e Rolê Consciente.

Pela manhã, das 5h às 8h, foi realizado o Café na Faixa, na faixa de pedestres próximo à estação do metrô de Ceilândia. Os pedestres receberam orientações sobre travessia segura, principalmente ao utilizarem a faixa não semaforizada. Houve montagem de tenda, banners educativos, entrega de material com regras de segurança e um cafezinho para quem deu uma pausa para ouvir a palestra.

Em Planaltina, a partir das 10h, pais e estudantes foram orientados sobre o tráfego seguro e cuidados na contratação do transporte escolar na Volta às Aulas. A campanha aconteceu no Centro Olímpico, ao lado do Restaurante Comunitário, com espetáculo teatral, intervenções artísticas com repentistas e bonecos e entrega de material educativo.

À tarde, das 14h às 16h, a campanha Volta às Aulas aconteceu no Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina, ao lado da Administração Regional da cidade. Teve apresentação teatral com intervenções artísticas de bonecos e repentistas e atividades interativas com entrega de material educativo.

Às 18h, foi a vez dos motoristas de transporte coletivo receberem orientações sobre os cuidados essenciais no trânsito, especialmente com os motociclistas. Para isso, o Detran-DF montou uma tenda com banner educativos e fez entrega de material informativo do projeto Coletivo Responsável, no Terminal de Ceilândia (Setor O).

A programação ainda inclui o Rolê Consciente, a partir das 17h30, nos Bares do Cruzeiro. Os MCs do Trânsito Seguro e bonecos interagem com os frequentadores dos bares falando sobre os riscos da mistura de bebida e direção. Há também a ministração de minipalestras sobre os efeitos do álcool no organismo e outras informações importantes para a segurança individual e coletiva no trânsito, principalmente acerca das condições de dirigibilidade no período chuvoso.

Confira agora a programação do fim de semana:

Dia 26/1 – Sexta-feira
9h – Contação de História
– Atividades interativas com entrega de material educativo.
Local: Centro Olímpico do Setor O – ST. QNO 09 – Ceilândia

10h – Espetáculo Teatral
Local: Centro Olímpico do Setor O – ST. QNO 09 – Ceilândia, Brasília
17h30 – Projeto Rolê Consciente
Local: bares de Taguatinga

18h – Projeto Bike em Dia
Realização do Projeto Bike em Dia, com orientação aos cuidados essenciais do motociclista no trânsito.
Local: tenda na entrada da Cidade Estrutural

Dia 27 – Sábado
14h às 16h – Realização da Campanha de Volta às aulas na rede privada com o objetivo de alertar pais e estudantes sobre o período de retorno às aulas.
Local: Venâncio Shopping

28/1 – Domingo
8h às 12h – Projeto Detran nos Parques
Realização do Projeto Detran nos Parques, com orientação aos cuidados essenciais do motociclista no trânsito.
Local: Taguaparque

10h às 11h30 – Rua de lazer no Guará
Apresentação de Espetáculo Teatral com foco nas orientações sobre a circulação em via pública, comportamento adequado no interior de veículos e circulação de bicicletas.
– Atividades interativas com entrega de material educativo.
Local: EQ 19/31, na Avenida Central do Guará II, no trecho entre a 4ª Delegacia de Polícia/PCDF e o Edifício CONSEI

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever