23.5 C
Brasília
18 maio 2024 22:12


Selo Desperdício Zero garante aproveitamento de alimentos na Ceasa-DF

Medida foi sancionada pela governadora em exercício Celina Leão e publicada nesta segunda-feira (8)

Por Thaís Miranda

Cerca de 80 mil pessoas contaram com o apoio do programa Desperdício Zero das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) para ter o que comer ao longo de 2023. Por meio do Banco de Alimentos do DF, foram arrecadadas, no ano passado, 167,4 toneladas de itens alimentícios não comercializados e repassadas para as cerca de 200 instituições socioassistenciais da capital federal.

“A criação do selo é importante, porque vai estimular que outras empresas sejam doadoras de alimento e, também, para reconhecer quem já faz esse importante trabalho em prol das entidades socioassistenciais”

Bruno Sena Rodrigues, presidente da Ceasa-DF

Para reforçar essa política de governo, a governadora em exercício Celina Leão sancionou a Lei nº 7.387, de 5 de janeiro de 2024, que cria o Selo Desperdício Zero. De autoria do deputado distrital Fábio Felix, a medida visa estimular a doação dos itens de diversas fontes — comerciantes, empresas, órgãos públicos, produtores de alimentos e entidades do terceiro setor — para serem repassados às entidades.

“A criação do selo é importante, porque vai estimular que outras empresas sejam doadoras de alimento e, também, para reconhecer quem já faz esse importante trabalho em prol das entidades socioassistenciais”, defende o presidente da Ceasa-DF, Bruno Sena Rodrigues.

Por meio do Banco de Alimentos do DF, foram arrecadadas, em 2023, 167,4 toneladas de itens alimentícios não comercializados e repassadas para as cerca de 200 instituições socioassistenciais do DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Selo Desperdício Zero terá a validade de um ano, podendo ser renovável por igual período, desde que mantidas as medidas de manejo sustentável de alimentos. O documento poderá ser revogado a qualquer momento caso seja constatado descumprimento dos critérios estabelecidos.

Para tornar-se um doador, basta entrar em contato com a Ceasa-DF pelo telefone (61) 3363-1204 ou pelo e-mail [email protected].

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever