18.5 C
Brasília
28 abr 2024 03:15


Falta de medicamento na Saúde do DF ameaça tratamento de jovem com câncer

Em 2020, a jovem foi diagnosticada com astrocitoma maligno de grau 2 e passou por três cirurgias na cabeça, mas o tumor voltou a crescer

Por Caio Figueiredo

Debora Dutra de Mesquita, 24, estudante de arquitetura, sofre com um tumor no cérebro e precisa de um medicamento de alto custo chamado Temozolamida. Em 2020, a jovem foi diagnosticada com astrocitoma maligno de grau 2 e passou por três cirurgias na cabeça, mas o tumor voltou a crescer. Agora, Debora precisa dar continuidade ao tratamento. Ela conseguiu realizar a radioterapia, mas aguarda há mais de 6 meses uma resposta para a viabilidade dos remédios para a quimioterapia, que precisa ser feita no período de um ano.

O remédio está há um ano em falta na farmácia de alto custo do Hospital de Base do DF (HBDF). A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) pediu aos familiares de Débora que fizessem um orçamento para viabilizar os custos do tratamento.

A família, então, fez um orçamento que resultou no valor de R$ 97 mil para o tratamento durante o ano todo, ou seja, cada caixa de remédio custaria por volta de R$ 8 mil por mês, valor inviável para os familiares da garota.

Segundo a mãe de Debora, Sara Dutra de Carvalho, 52, artesã, a Secretaria de Saúde recorreu alegando que havia conseguido por um valor mais barato em uma farmácia do Nordeste, mas a juíza do caso não assinou por conta do recesso de final de ano da DPDF. A família ainda aguarda o retorno das atividades da instituição para realizar o tratamento necessário.

Exemplo de força

Sara diz que apesar da dificuldade, a filha segue esperançosa na recuperação. “Ela é um verdadeiro exemplo de resiliência e determinação. Ela tem consciência do problema de saúde dela, mas não se entrega à doença. Ela é cheia de planos e nos dá força o tempo todo”, completa a mãe.

O que diz a Secretaria de Saúde do DF

Ao ser procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que o remédio ainda está em falta e não há prazo para voltar ao estoque. “O medicamento temozolamida 250mg está momentaneamente em falta em nosso estoque. Salientamos que há processo regular de compra em andamento e também possuímos pedido de aquisição emergencial para suprir o estoque o mais rápido possível”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever