23.5 C
Brasília
18 maio 2024 16:07


Projeto “Comunicador do Futuro” promove inclusão e capacitação nas comunidades do Distrito Federal

O foco do Comunicador do Futuro é proporcionar inclusão cultural, socioeconômica e promover a diversidade.

Nesta quarta-feira (27), a Casa de Chá de Brasília será palco do lançamento do projeto social inovador “Comunicador do Futuro”.
O “Comunicador do Futuro” alça voo com a missão de realizar 32 oficinas de comunicação e audiovisual em quatro cidades estratégicas do Distrito Federal: Ceilândia, Riacho Fundo II, Estrutural e São Sebastião.
Com quatro oficinas em cada localidade, o projeto visa não apenas oferecer conhecimento técnico, mas promover ativamente a inclusão cultural, socioeconômica e fomentar a celebração da diversidade.
A essência do projeto é impulsionar políticas públicas que assegurem igualdade de oportunidades às comunidades dessas cidades, identificando ações que despertem o interesse de artistas, produtores culturais e promovendo a profissionalização desses atores, preenchendo lacunas de capacitação em áreas de fácil acesso ao mercado de trabalho cultural ou tradicional.

Público-Alvo

O “Comunicador do Futuro” tem como foco principal jovens em idade escolar e adultos, criando condições para comunidades que, historicamente, enfrentam a falta de acesso a equipamentos culturais e oportunidades de qualificação profissional.
As atividades serão direcionadas especificamente para cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social.

Benefícios para a Comunidade

Antecipamos impactos significativos para as comunidades participantes, destacando a promoção da igualdade de oportunidades por meio da identificação de ações que estimulem o interesse de artistas e produtores culturais, além de impulsionar a profissionalização desses agentes sociais.
O projeto também se propõe a contribuir para a criação de políticas públicas que beneficiem as populações locais.

Início

A aulas terão início no dia 15 de janeiro de 2024, em Ceilândia. São 15 alunos por turma, sendo matutino e vespertino, totalizando 60 por cidade.

Parceiros Envolvidos

Diversas organizações e parceiros de peso abraçaram a causa, incluindo a Associação de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal (ABRAÇO – DF), a Organização Celebrante e o Instituto Rede Solidária (IRES – DF). Juntos, esses colaboradores fortalecem o projeto, proporcionando uma abordagem ampla e integrada.
O lançamento da ação representa um passo significativo na construção de um futuro mais inclusivo e capacitado para as comunidades do Distrito Federal.

Serviço: Comunicador do Futuro

Data: 27 de dezembro
Horário: A partir das 10h
Local: Casa de Chá de Brasília – Praça dos Três Poderes
Realização: Associação de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal (ABRAÇO – DF), a Organização Celebrante e o Instituto Rede Solidária (IRES – DF).
Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever