17.5 C
Brasília
28 abr 2024 09:54


Águas Lindas recebe novo reservatório de água de consórcio entre Caesb e Saneago

Equipamento ajuda na variação de consumo e mantém a pressão constante

Com o objetivo de garantir maior segurança hídrica para a cidade de Águas Lindas, a Caesb está realizando obras de implantação de um novo sistema de abastecimento de água que atenderá aproximadamente 80 mil pessoas. Os serviços de saneamento básico no município de Goiás são prestados pelo Consórcio Águas Lindas, formado pela Caesb e Saneago.

Uma das etapas da obra é a instalação de um reservatório metálico apoiado com capacidade para armazenar 6 milhões de litros de água, que foi concluída. O equipamento possui um diâmetro interno de 36 metros e uma altura de seis metros para o nível máximo de água e tem a função de atender as demandas de emergência, manter uma pressão constante na rede e atender a variação de consumo. Essa obra custou cerca de R$ 7,5 milhões e foram realizadas com recursos próprios.

O novo sistema de abastecimento de água contempla, ainda, obras de adequação de poços, reservação da água e distribuição. Os poços estão sendo adequados e passando por um processo de automação e interligação, para garantir a continuidade do abastecimento. Também está sendo implantada uma Unidade de Tratamento Simplificada (UTS) na área do Centro de Reservação.

O gerente de Obras Especiais da Caesb, Arkan Vaccari, explica que a UTS irá fazer o tratamento das águas dos poços buscando enquadrá-las nos pré-requisitos necessários para o atendimento da qualidade, conforme estabelecido pela Portaria nº 7/2017 do Ministério da Saúde. Arkan também explica que uma Estação Elevatória de Água Tratada está sendo implantada na área do Centro de Reservação para atender a zona alta. “A elevatória tipo booster será responsável por levar a água tratada para a zona alta de pressão atendida pelo reservatório”, esclarece o gerente.

Para que todo sistema funcione, será necessária a construção de travessias na Rodovia BR 070. As cinco travessias a serem executadas são concentradas no trecho urbano da BR 070 e contemplam tubulações de três partes do sistema. A previsão de término das obras é dezembro de 2024, com o custo total de cerca de R$18 milhões.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, afirma que o conjunto de obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Águas Lindas irá garantir a continuidade do abastecimento. “Esse é mais um exemplo de sucesso da parceria entre a Caesb e a Saneago no Consórcio Águas Lindas. Nós temos o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população”, comemora.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever