27.5 C
Brasília
27 abr 2024 15:29


Curso de graduação gratuito: Lula anuncia nesta quarta-feira (6) credenciamento do IMPA Tech no Rio

Aulas começam em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciam nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, o credenciamento do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) como instituição de Educação Superior e a autorização para o início das atividades do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do instituto. Com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, será celebrada a abertura do processo seletivo para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento acontecerá no Hotel Fairmont, em Copacabana, às 15h.

“O IMPA Tech é uma parceria do IMPA com o governo federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro. A presença do chefe de Estado e do prefeito confere a este ato de lançamento do programa um caráter muito especial, à altura da dimensão histórica do momento”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Gratuito e inovador, o IMPA Tech tem como objetivo capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. Localizado no Porto Maravalley – hub de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio na zona portuária da cidade, a graduação vai dividir um galpão de 10 mil m² com startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente único para os estudantes.

O curso, que começa já em 2024, vai atender até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões, e 400 estudantes, ao final de quatro anos, ao custo anual de R$ 55,9 milhões. Os recursos do governo federal serão transferidos ao IMPA pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os alunos terão ainda moradia, oferecida pela Prefeitura, e apoio financeiro.

Processo Seletivo

Para 2024, o concurso usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Serão ofertadas até 80 vagas para alunos medalhistas do nível 3 (premiação nacional) da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo IMPA; do nível 3 da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática); das modalidades A ou B da OBQ (Olimpíada Brasileira de Química); dos níveis 2 ou 3 da OBF (Olimpíada Brasileira de Física); e da modalidade programação nos níveis 1 ou 2 (Ensino Médio) da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). De acordo com o edital, cada medalha garantirá uma pontuação diferente no processo de seleção do IMPA Tech.

Outras 20 vagas serão disponibilizadas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

As inscrições para a graduação devem ser feitas através no site impatech.impa.br até 28 de dezembro.

Sobre o IMPA

O instituto é um centro de pesquisa e pós-graduação em matemática de renome internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. Também é o organizador da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes. Com a graduação, o IMPA se consolida como instituição de ensino superior de excelência, disseminando a matemática e formando profissionais de elevado nível acadêmico.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever