20.5 C
Brasília
23 fev 2024 20:04


Servidores têm palestra sobre avanços no tratamento do câncer de próstata

O uso da robótica no diagnóstico e em procedimentos cirúrgicos foi um dos principais temas abordados

Em alusão ao Novembro Azul, servidores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) participaram de uma palestra, nesta semana, que abordou a importância da conscientização sobre o câncer de próstata e os impactos dos avanços no diagnóstico e tratamento dessa doença.

Campanha do Novembro Azul abrange todos os setores do GDF | Arte: Divulgação/SES

“A ciência, a tecnologia e a inovação estão presentes nas mais diversas áreas”, afirmou o titular da Secti, Leonardo Reisman. “No caso da saúde e da medicina, a utilização de soluções tecnológicas tem permitido o aperfeiçoamento de processos, como a implementação de prontuários eletrônicos, e avanços tanto no diagnóstico precoce quanto no tratamento de doenças.”

Responsável pela primeira cirurgia com uso de robótica no Centro-Oeste, o urologista Diogo Mendes enfatizou a necessidade da população se conscientizar sobre o câncer de próstata, os principais fatores de risco, a importância dos exames preventivos e o uso de recursos tecnológicos nos processos de diagnóstico e tratamento.

“Se realizado anualmente, o exame preventivo reduz drasticamente o número de casos avançados e mortalidade por câncer de próstata”, lembrou. “Nos casos mais graves, a diminuição é 50%. Já para a ocorrência de metástase, a redução é de 80%.”

LEIA TAMBÉM

Brasília
trovoada
20.5 ° C
20.5 °
19.8 °
94 %
3.1kmh
75 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
21 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever