22.5 C
Brasília
29 abr 2024 00:16


Caesb realiza coleta de resíduos especiais para destinação adequada

19 mil quilos de material foram coletados

A Caesb realizou em novembro a 2ª coleta de resíduos especiais de 2023 nas Estações de Tratamento de Água Rio Descoberto e Brasília, na Estação de Tratamento de Esgotos Melchior e na Unidade da Caesb do SIA. O material descartado é gerado principalmente pelos laboratórios de análises da Companhia, Estações de Tratamento de Água e de Esgotos, além da área de manutenção predial, industrial e mecânica da Empresa.

Nesta coleta, foram recolhidos 260 quilos de estopas, 120 quilos de peças contaminadas por esgoto, 11 quilos de pilhas e 1.942 lâmpadas inteiras.  Ao todo, foram recolhidos 18.927kg de resíduos contaminados, incluindo papel, papelão, vidros e plásticos contaminados por produtos químicos, resíduos de produtos químicos e microbiológicos, pilhas e baterias, estopas, máscaras e luvas contaminados, lâmpadas fluorescentes, compactas eletrônicas e mistas.

Desde 2018, a Caesb recolhe resíduos especiais e destina corretamente esse material como parte do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Companhia. O gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Carlo Renan de Brites, esclarece que desde que a coleta foi implantada de forma sistemática, as áreas envolvidas são instruídas sobre todas as etapas para o descarte adequado dos resíduos, incluindo o armazenamento temporário. “O principal depósito fica na ETA Brasília. No caso das lâmpadas, o armazenamento é realizado no depósito da Caesb, no SIA. Destaca-se a participação dos colaboradores da ETE Melchior na implantação de depósito temporário para armazenamento de resíduos especiais”, explica o gerente.

A soma das duas coletas realizadas no ano de 2023 alcançou mais de 28 mil quilos de resíduos recolhidos. O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, chama a atenção para o fato de que o descarte incorreto dos materiais pode acarretar prejuízos ao meio ambiente, como a contaminação e consequente degradação, além de ser um risco para a saúde e para o bem-estar das pessoas. “A implantação de uma rotina de coleta e destinação final ambientalmente adequada de resíduos especiais contribui com a melhoria e a evolução constante do processo de Gestão Ambiental existente na Companhia”, explica.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever