21.5 C
Brasília
23 abr 2024 02:02


Ministro da SECOM e CEO do WhatsApp discutem colaboração para a comunicação governamental e segurança contra fake news

Paulo Pimenta e Will Cathcart se reuniram no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (9). Entre os temas abordados, está o assistente virtual com informações oficiais sobre vacinas, que será lançado nos próximos dias

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se reuniu nesta quinta-feira, 9 de novembro, no Palácio do Planalto, com o CEO Global do WhatsApp, Will Cathcart, para discutir assuntos de relevância nacional.

Durante o encontro, foram abordados temas críticos para o cenário atual, incluindo a criação de um assistente virtual no WhatsApp que fornecerá informações oficiais sobre vacinas e o calendário de vacinação em parceria com o Ministério da Saúde. Essa iniciativa, que foi concretizada com a articulação da SECOM no âmbito do Programa Saúde com Ciência, visa aprimorar a comunicação governamental e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações confiáveis relacionadas à saúde pública.

Além disso, o diálogo contemplou a utilização de ferramentas do aplicativo de mensagens que promovam a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que assegurem a proteção dos cidadãos contra a disseminação de informações falsas, discursos de ódio e outros tipos de conteúdo prejudicial.

Comitê

O ministro Paulo Pimenta destacou o papel fundamental da Secretaria de Comunicação Social no fortalecimento das políticas públicas no ambiente digital, citando especificamente as ações do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. Esse comitê, lançado em outubro, desempenhará um papel vital na comunicação estratégica e na articulação de acordos com as plataformas de mídias sociais e o Ministério da Saúde para a divulgação de informações precisas sobre vacinação.

Como parte das ações do Comitê, o Ministério da Saúde lançará nos próximos dias um assistente virtual no WhatsApp, em parceria com a Robbu, líder em soluções para comunicação de negócios, e a Meta, com o propósito de informar gratuitamente a população brasileira sobre as principais características, orientações e datas de vacinação. Esta iniciativa busca combater a disseminação de informações falsas e promover a participação ativa dos cidadãos nas campanhas de vacinação.

Durante a reunião, também foram discutidos os avanços do Brasil nos debates relacionados à regulação de plataformas digitais e as medidas implementadas pelo WhatsApp, como a limitação de encaminhamentos de mensagens ou mídias recebidas de outros usuários. O principal objetivo dessas medidas é reduzir a circulação de notícias potencialmente nocivas e falsas, mitigando assim os efeitos prejudiciais desses conteúdos.

O WhatsApp reconhece o avanço nas discussões com a remoção da rastreabilidade, que impactaria diretamente na criptografia de ponta a ponta que protege a privacidade e a segurança das comunicações pessoais.

Paulo Pimenta e Will Cathcart reafirmaram o compromisso de trabalharem juntos na busca de um equilíbrio entre a promoção da liberdade de expressão e a proteção dos cidadãos em um ambiente digital seguro e responsável no Brasil. Esta parceria reflete o compromisso mútuo de ambas as partes em enfrentar os desafios contemporâneos da comunicação e da segurança digital.

LEIA TAMBÉM