22.5 C
Brasília
27 abr 2024 11:28


HRSM realiza projeto de atividade física para mães com bebês internados na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos

Treinos em conjunto ajudam a proporcionar mais qualidade de vida para acompanhantes durante período de internação

Por Luciane Paz

Durante internações hospitalares prolongadas, a rotina se torna cansativa e desafiadora. Por isso, a Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPED) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promove ações para tornar essa jornada mais leve e reduzir a sobrecarga, sendo uma delas o projeto de atividade física especialmente voltada para mães e demais acompanhantes das crianças internadas na unidade. O projeto visa trazer um pouco de alívio e bem-estar em meio a essa experiência difícil.

Com o suporte e a supervisão da equipe multidisciplinar, as terças e quintas-feiras se transformam em dias de alongamentos, caminhadas e exercícios para movimentar o corpo, com o objetivo de aprimorar o cuidado e a atenção dedicados às mães dos pacientes. Essa iniciativa não apenas eleva a autoestima e a capacidade cognitiva, mas também reduz o estresse e a ansiedade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prática regular de atividades físicas melhora a saúde física e mental. Estudos mostram que a atividade física ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade em situações de internação prolongada.

As crianças assistidas na UCPPED são portadoras de condições crônicas complexas e, por muitas vezes, passam por internações de longa permanência. Nesse cenário de internação prolongada, as famílias dos pacientes enfrentam desafios biopsicossociais significativos, conforme relatado pela Gabriela Conceição, psicóloga e uma das idealizadoras da iniciativa:

“Em uma situação de internação prolongada são vistas diversas modificações no âmbito biopsicossocial dos familiares dos pacientes internados. Neste contexto, a atividade física entra como um importante e valioso recurso terapêutico, que estimula a diminuição de riscos à saúde física e mental, promove a vinculação entre as participantes, melhora da qualidade de vida e auxilia os familiares a lidar com as demandas emocionais e físicas impostas pela hospitalização.” A atividade física entra como um recurso terapêutico valioso, reduzindo riscos à saúde mental e física, promovendo a união entre os participantes, melhorando a qualidade de vida e auxiliando familiares a lidar com as implicações emocionais e físicas da hospitalização.”

Cleide Maria da Conceição,  42 anos, está com a filha Hadassa de 3 anos e 8 meses, internada há mais de 60 dias, compartilhou que o projeto não apenas melhorou a saúde física, mas também deu uma nova perspectiva: “tinha dias que eu estava ansiosa e chorava. Agora me sinto bem melhor com as caminhadas e as atividades que o hospital oferece. Só tenho a agradecer”.

Gostou da iniciativa? Ajude!

No decorrer das atividades, verificou-se que as mães ou acompanhantes dos pacientes nem sempre possuíam um tênis ou uma roupa adequada para a prática das atividades, pois muitas vivem situações de vulnerabilidade, o que dificulta a aquisição dos itens para a prática.

Assim, a equipe teve a iniciativa de promover uma campanha de arrecadação de tênis, roupas esportivas, garrafas de água (squeeze) e itens de higiene pessoal para estimular e auxiliar as acompanhantes a praticarem essa atividade de forma segura e confortável.

“O objetivo dessa iniciativa é garantir que essas mães tenham o suporte necessário para participar das caminhadas e corridas semanais, que acontecem todas as terças e quintas, às 16h30. O projeto foi idealizado pela Chefia de enfermagem da UCPPED em conjunto com a psicóloga da unidade. Normalmente, de 7 a 10 mães participam das atividades”, explicou Dra. Lara Vieira, Médica Pediatra e chefe de serviço de assistência da unidade.

As doações podem ser entregues na Sala de Chefia de Enfermagem, localizada no 1º andar do HRSM. A campanha de doação está aberta a todos que desejam contribuir e fazer a diferença. Junte-se a nós nesta causa.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever