22.5 C
Brasília
27 abr 2024 12:33


Outubro Rosa Pet: Fim de semana tem campanha de conscientização e prevenção no Parque da Cidade

Objetivo da campanha é orientar os pais de pets de que cadelas e gatas também têm alta incidência de câncer de mama e precisam de prevenção

Você sabia que o câncer de mama é um dos cânceres mais comuns e não se limita aos humanos? Esta doença é uma das mais comuns em cães e gatos. Pensando nisso, o Instituto Cultural e do Bem-estar Animal (ICBEM) preparou uma novidade para os pais de pets: é a campanha de conscientização na prevenção e tratamento do câncer de mama pet que acontece, neste fim de semana, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, a partir das 10h, no Parque da Cidade. A ação faz parte do evento Manias – Exposições, Gastronomia e Feira Pet.

Prevenir é o melhor remédio

Cerca de 50% dos tumores mamários em cadelas são malignos e podem ter comportamento agressivo ou metastático. Em gatos, o risco é ainda maior: cerca de 90% dos tumores são malignos e agressivos, e 80% tendem a metastatizar em um ano, afetando principalmente os pulmões. O câncer de mama geralmente ocorre em animais de estimação com predisposição genética e exposição a agentes cancerígenos ambientais, como envelhecimento e fatores hormonais. Como a doença começa assintomática, o diagnóstico pode ocorrer mais tarde, colocando os pacientes em maior risco. Por isso, a prevenção é fundamental: os anticoncepcionais são totalmente contraindicados, e a castração é recomendada como a melhor forma de prevenção dessa doença.

Castração é prevenção

Além de reduzir consideravelmente as chances de uma gata ou cadela desenvolver um tumor mamário, a castração evita ainda o desenvolvimento de piometra (infecção uterina) e os cânceres de ovário e útero que, embora mais raros (cerca de 3% a 5% dos tumores), também colocam a vida dos pets em risco. Quanto antes a castração for realizada, menores as chances da cadela ou gata desenvolver um tumor mamário.

Carinho também é diagnóstico

O câncer de mama em pets é uma doença grave e quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores são as chances de cura para os pets. Consultas de rotina, preferencialmente a cada seis meses, são essenciais mesmo em animais castrados, juntamente com a realização de exames de sangue e de imagem, que auxiliam na detecção precoce de eventuais tumores. Até mesmo os machos precisam ser avaliados. Embora o câncer de mama seja mais raro neles, quando ocorre é ainda mais agressivo. A dica é aproveitar o momento de interação e carinho na barriga para palpar as mamas e verificar se não há nenhum nódulo, além de verificar se há secreção anormal saindo das mamas. Para os gatos, que geralmente não apreciam o toque na barriga, pode ser um pouco mais difícil, mas o ideal é tentar acostumar o bichano com a palpação, um cuidado em forma de carinho. Por isso é preciso contar com a percepção dos tutores em relação aos sinais apresentados pelos pets e aos sempre indicados check-ups periódicos. Consultas de rotina, preferencialmente a cada seis meses, com realização de exames de sangue e de imagem auxiliam na detecção precoce de eventuais tumores.

Feira Manias

Como é um evento focado no mundo pet, as pessoas vão receber orientações do ICBEM sobre bons e maus tratos com o animal. Os pequenos terão um espaço dedicado a eles e uma área voltada para adoção.

Além dos bichinhos, o evento terá atrações para toda a família como teatro e brinquedoteca para a criançada. Amplo espaço para exposições, gastronomia e shows com as bandas Imagem, Jah Live, ODR e Rock Beats. Um evento imperdível!

Confira a programação:

27 de outubro (sexta)
10 h – Abertura
10h às 18h – Atividades diversas como: Exposição e feira de artesanato Pet, espaço gastronômico, oficina Pet, campanha educativa e de conscientização sobre os bons e maus tratos com o animal.
POSERS-  14h – 15h20: interação no ambiente do evento
16h20 – 17h50: ações instagramáveis no ambiente do evento
17 h – Banda Imagem
18 h- Encerramento

28  de outubro (sábado)
10h – Abertura
10h às 18h – Atividades diversas como: Exposição e feira de artesanato Pet, espaço gastronômico, oficina Pet, campanha educativa e de conscientização sobre os bons e maus tratos com o animal e feira de adoção (Instituto ICBEM)
POSERS-  11h – 12h30 – interação no ambiente da festa do primeiro casal
14h – 15h30- ambos casais interagindo no evento
16h30 – 17h50 – interação do segundo casal no ambiente do evento
17h – Banda Jah Live
18h- Encerramento

29 de outubro (domingo)
10h – Abertura
11h ás 16h- Brinquedos Infláveis
10h30 às 11h30- Apresentação Teatral Turma dos Cachorros – Cia Néia e Nando
10h às 18h – Atividades diversas como: Exposição e feira de artesanato Pet, espaço gastronômico, oficina Pet, campanha educativa e de conscientização sobre os bons e maus tratos com o animal e feira de adoção (Instituto ICBEM) e Brinquedoteca (Brinquedos Infláveis). Passeio pet com distribuição de brindes.
POSERS-  11h – 12h30 – interação no ambiente da festa (1 casal)
14h- 15h30- ambos casais interagindo no evento
16h30 – 17h50 – interação do segundo casal no ambiente do evento
16h – Banda ODR
17h- Banda Rock Beats
18 h- Encerramento

Serviço: Manias – Exposições, Gastronomia e Feira Pet
Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade
Data: Dias 27, 28 e 29 de outubro
Horário: De 10h às 18h
Contato: 61 98143-5757
Organização: Instituto Integra Mais Um
*nApoio:nSecretaria do Turismo do Distrito Federal
Entrada franca

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever