17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:06


5ª edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI começa nesta quarta (25)

Patrocinado pelo GDF, por meio da FAPDF, evento ocorre no Clube da Engenharia, no Setor de Clubes Esportivos Sul

Por Catarina Loiola

Como a tecnologia está transformando a sociedade? Este será um dos questionamentos debatidos na 5ª edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI. O evento ocorre nesta semana, nestas quarta (25) e quinta (26), no Clube da Engenharia, no Setor de Clubes Esportivos Sul. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível e retirar o ingresso no Sympla.

‌A mostra é patrocinada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), e tem apoio do Sebrae-DF e de empresas de TI (tecnologia da informação). A programação conta com podcasts, painéis, workshop de recursos humanos, palestra magna e pitchs, que são momentos exclusivos para exposição de soluções inovadoras.

O evento discutirá Inteligência Artificial (IA), o processo de modernização tecnológica nos governos local e federal e questões de mercado relacionadas às empresas do DF | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Estarão reunidos na mostra dois sindicatos patronais do ramo, o Sindicato das Indústrias da Informação (Sinfor-DF) e o Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (Sindesei), além das associações que formam o grupo GForTI – Instituto Iluminante, Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-DF), Centro de Tecnologia de Software de Brasília (Tecsoft) e Brasil Startups.

O evento discutirá Inteligência Artificial (IA), o processo de modernização tecnológica no governo local e federal, questões de mercado relacionadas às empresas do DF, entre outros assuntos. A participação é livre, aberta a empresários, estudiosos da TI e outros grupos.

O coordenador tecnológico e de inovação da FAPDF, Gilmar Marques, ressalta que os projetos e produtos desenvolvidos pela TI são ferramentas de apoio e transformação, sobretudo em relação à saúde, educação, segurança pública e gestão. “A TI é o meio para alcançar soluções que impactam estas áreas. Os investimentos são crescentes, principalmente considerando as aplicações de Inteligência Artificial (IA)”, pontua.

Programação

Evento terá workshops, podcasts, palestras e outras atividades ligadas à tecnologia | Foto: Paulo H. Carvalho

O primeiro dia de evento começa às 11h, com o credenciamento dos participantes. Às 13h30, ocorre a abertura da mostra e, às 14h15, será realizado o podcast Conectando Espaços e Pessoas: O futuro tecnológico da nossa cidade. Em seguida, serão realizados três painéis com momentos para apresentações de soluções de inovação, sobre os temas de educação, saúde e segurança.

Já no segundo e último dia, o foco da mostra será o workshop RH de TI, em que empresários, acadêmicos e profissionais poderão buscar novas oportunidades de mercado. O credenciamento será às 8h e, às 9h, ocorre o podcast Líder Moderno e Humano. Às 9h35, iniciam-se os painéis, com os temas: Compliance e gestão de pessoasPolíticas para capacitação, atração e retenção de pessoas no setor de TIUso de inteligência artificial e outras tecnologias no poder públicoO papel da FAPDFAlternativas de financiamento no setor e Internacionalização de empresas.

Entre os painéis, às 14h, haverá a palestra magna IA, desafios e oportunidades, com o coordenador de Modernização Institucional na Defensoria Pública da União, Romualdo Alves. Por fim, às 19h30, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sinfor-DF e a entrega do Prêmio Sinfor TI. O coquetel de encerramento será às 21h.

Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial do Sinfor-DF no YouTube, com possibilidade de participação do público pelo chat. Para mais informações, acesse o site do Brasília Mais TI.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever