22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:14


Abertura do 25º CBCENF exalta força política da Enfermagem e luta dos conselhos por valorização

Solenidade contou com a presença de deputados federais e estaduais da Enfermagem, além de autoridades da Saúde nacional e internacional

No momento em que a Enfermagem brasileira ainda segue mobilizada para vencer os obstáculos que impedem a aplicação integral do Piso Salarial, aconteceu, nesta segunda-feira (23/10), a cerimônia de abertura da 25ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), na cidade de João Pessoa (PB). Com a presença de deputados federais e estaduais da Enfermagem, além de autoridades da Saúde nacional e internacional, a solenidade exaltou a força política e a capacidade de articulação da categoria em prol de seu reconhecimento efetivo.

Consagrado como o maior evento científico da Saúde da América Latina, o congresso, neste ano, está sendo realizado no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). Logo em seu primeiro dia, a 25ª edição do evento já se consagrou como a maior da história. Com mais de 33 mil participantes inscritos, o CBCENF ultrapassou as barreiras do Brasil e além de reunir profissionais e estudantes de todos os estados do país, recebe congressistas de outras partes do mundo. No total, delegações de 16 países comparecem ao evento.

Entre os parlamentares presentes na abertura do congresso, estavam os deputados federais Ruy Carneiro (PODE-PB), enfermeiro Bruno Farias (AVANTE-MG) e enfermeira Ana Paula Brandão (PDT-CE), bem como o deputado distrital enfermeiro Jorge Vianna (PSD-DF) e os deputados estaduais enfermeiro Gilmar Júnior (PV-PE) e enfermeiro Adailton Cruz (PSB-AC). O diretor do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), José Luis Cobos, a assessora regional de Enfermagem e Técnicos de Saúde da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Silvia Cassiani, e a presidente da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem (FEPPEN), Maria Concepcion Chaves, também acompanharam a cerimônia.

Betânia Santos, presidente do Cofen e natural de João Pessoa, relembrou a liderança dos Conselhos de Enfermagem na luta para que o sonho do piso fosse efetivado em forma de lei e destacou o protagonismo político que a profissão vem assumindo. “Demos os primeiros passos vitoriosos na representação política da Enfermagem nos parlamentos e com orgulho, elegemos dois representantes no Congresso Nacional, ambos presidentes de Conselhos Regionais, além de deputados estaduais. Em 2024, com eleições municipais em todo país, temos que estimular nossos profissionais a se candidatarem e conquistarem mais espaços políticos para que possamos ser ouvidos e atendidos em nossas reivindicações”, disse.

Ao falar sobre os 50 anos dos Conselhos de Enfermagem, Betânia Santos ressaltou os feitos do Cofen e foi categórica ao defender o ensino presencial de qualidade, uma luta de décadas. “Várias são as realizações do Conselho Federal para a categoria. Além de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, investimos na formação profissional por meio do programa de Mestrado e Doutorado Profissional Cofen/Capes, assim como pelo programa Pós-Tec Enfermagem. Estamos também em alerta constante contra a precarização do ensino e repudiamos qualquer tentativa de abertura de novos cursos sem as mínimas condições de funcionamento, especialmente aqueles a distância”, acrescentou.

“Para o Coren-PB, a parceria com o Cofen na realização deste grandioso evento é motivo de muito orgulho”, afirmou Rayra Beserra

Rayra Beserra, presidente do Coren-PB, deu as boas-vindas aos presentes. “João Pessoa, a cidade portal do sol, tem a honra de ser a sede do maior congresso de saúde da América Latina. Somos celeiros de abraços, acolhimento e hospitalidade. Aqui, cada visitante é recebido como um amigo de longa data. Para nosso conselho, a parceria com o Cofen na realização deste grandioso evento, dotado de riqueza científica, é motivo de muito orgulho”, afirmou.

O deputado federal pela Paraíba Ruy Carneiro defendeu a total efetivação do Piso Salarial. “A Enfermagem é o coração da saúde do Brasil. Ao olhar para esta plateia cheia, lembro da árdua luta que travamos para chegarmos até aqui, e que muitos duvidaram de que esta conquista se realizaria. Ainda temos muitas batalhas pela frente, mas precisamos seguir mobilizados. O piso é justo e merecido”, enfatizou.

Bruno Farias frisou a luta dos Conselhos de Enfermagem pela conquista do piso

Bruno Farias, deputado federal e presidente do Conselho Regionais de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), frisou a luta dos Conselhos de Enfermagem pela conquista do piso. “Seguimos lutando para derrubar os embargos de declaração e de garantir o orçamento necessário para o pagamento dos valores nos próximos anos. Vamos continuar buscando incansavelmente melhorias para enfermeiros, auxiliares, técnicos e obstetrizes de todo o país”.

Com o tema “Perspectivas da Enfermagem Contemporânea: Ciência, Política e Ética”, o 25º CBCENF acontece até a próxima quinta-feira (26/10). Ao todo, são mais de 60 atividades, incluindo cursos, oficinas, sessões científicas, palestras, lançamento de livros e simulações realísticas. O evento também está sendo palco de encontros e receberá palestrantes internacionais. O congresso vai promover o 6º Encontro Latino Americano de Saúde Mental, o 2º Encontro Internacional de Enfermagem Militar e o Seminário Internacional de Práticas Avançadas de Enfermagem.

O evento continua nesta terça-feira (24/10) com sessões científicas, palestras e seminários. Toda a programação conta com transmissão online por meio da multiplataforma CofenPlay.

SourceCOFEN

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever