17.5 C
Brasília
28 abr 2024 07:36


Novos defensores públicos participam de atendimento em Água Quente

DPDF realizará posse popular neste sábado (26), das 9h às 16h

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizará, neste sábado (26), a terceira posse popular dos novos analistas da instituição. Na ocasião, cinco defensores também serão empossados de forma simbólica. Desta vez, a iniciativa ocorrerá em Água Quente, com a participação de servidores aprovados no último concurso público da instituição. A ação ocorrerá das 9h às 16h, na Administração Regional de Água Quente – Quadra 1, Lote 26, Residencial Rocio, DF-280, km 2.

Na ocasião, a população poderá receber assistência jurídica e psicossocial e orientação de vagas em creches e escolas, realizar exames de DNA e entrar com ação e execução de alimentos. Além disso, os Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) de Execuções Penais e de Defesa da Saúde estarão no evento para atender a comunidade dentro das áreas de competência.

Defensor público-geral, Celestino Chupel: “A presença da Defensoria Pública do DF na região (de Água Quente) é fundamental para garantir que essas pessoas tenham acesso à assistência legal, à orientação e à proteção jurídica adequadas” | Fotos: Divulgação/DPDF

Também oferecerão serviços a Defensoria Pública da União (DPU); a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab); a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet); a Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus); o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF); a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); a Secretaria de Saúde (SES-DF); e as organizações não governamentais Mulheres de Água Quente (OMAQ), Instituto Mulheres Empoderadas e Instituto Me Ajude a Ajudar (IMAA).

O defensor público-geral, Celestino Chupel, explica que a oferta de serviços da DPDF na região administrativa de Água Quente desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de acesso à Justiça e na garantia dos direitos das populações mais vulneráveis. “A presença da Defensoria Pública do DF na região é fundamental para garantir que essas pessoas tenham acesso à assistência legal, à orientação e à proteção jurídica adequadas”, destaca.

Posses populares

Ao todo, a DPDF realizará quatro posses populares de analistas de apoio à assistência judiciária. A primeira ocorreu em abril, no Sol Nascente, e realizou 105 atendimentos jurídicos, além de 30 psicossociais. A segunda, em São Sebastião, contou com 75 assistências. A quarta será no Arapoanga, ainda sem data definida.

Os eventos são organizados pela Ouvidoria-Geral da DPDF, que, desde o início, articula os serviços prestados à população com as lideranças das regiões administrativas a serem assistidas.

Serão quatro posses da DPDF de analistas de apoio à assistência judiciária: a 1ª em abril, no Sol Nascente; a 2ª em São Sebastião; e a 4ª será no Arapoanga, ainda sem data definida

Nova RA

Cercada por córregos e próxima ao Rio Descoberto, Água Quente está às margens da rodovia DF-280, em parte no Recanto das Emas e em parte em Samambaia, fazendo divisa a oeste com a cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO). Localizada a 40 km do Plano Piloto, a região começou a ser formada na década de 1990, sendo predominantemente rural.

Com população estimada em 30 mil habitantes, a 35ª região administrativa foi criada em 21 de dezembro de 2022. Em 17 de agosto de 2023, foi oficializada pelo governador Ibaneis Rocha, com a entrega da sede da administração regional e o anúncio de uma série de obras no local, além de investimentos de mais de R$ 60 milhões para equipamentos públicos de saúde, educação, segurança pública, lazer e assistência social.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever