21.5 C
Brasília
23 fev 2024 04:08


Lago Norte será palco da 3ª edição do Agosto Verde, evento de combate e prevenção à Leishmaniose

O objetivo é alertar a população sobre os riscos da doença, bem como a importância da prevenção para a saúde do cãozinho.

Segundo o calendário temático da medicina veterinária, Agosto é o mês dedicado à conscientização e prevenção à Leishmaniose. Também conhecida como Calazar, a doença é transmitida para os cães através da picada do mosquito palha – o Lutzomyia longipalpis – infectado com o protozoário Leishmania.

Em 2022, o DF registrou 10 casos confirmados de leishmaniose visceral e nenhum óbito em decorrência da doença. Nove casos a menos, quando comparado ao ano de 2021, quando foram registrados 19. Apesar da queda no número de casos confirmados, o DF é uma área endêmica e a prevenção deve ser constante.

Além disso, a Pesquisa Populacional de Cães e Gatos realizada este ano pela Subsecretaria de Proteção Animal detectou que dos 3.010.881 habitantes do DF, 60% possuem animais domésticos. Das casas entrevistadas, 41,9% têm cachorros e 11,1% têm gatos. Somado a isto, o Levantamento da Confederação Brasileira de Proteção Animal, realizado em 2021, mostrou que existem mais de 700 mil animais abandonados pelas ruas do DF.

Com uma população animal desta envergadura, a prevenção à leishmaniose se torna cada vez mais indispensável.

Diante desse contexto, há três anos a Clínica Veterinária Tabanez realiza um grande evento, com o apoio de parceiros, para fechar o mês de campanhas do Agosto Verde.

De acordo com o médico veterinário e idealizador do evento, Paulo Tabanez, a prevenção contra leishmaniose é um importante instrumento para o controle da doença que, ao contrário dos seres humanos na região, o número de cães afetados é bastante expressivo. “É com muita alegria que chegamos à terceira edição desse evento, com o apoio de grandes patrocinadores na conscientização da comunidade local”, enfatiza.

O Agosto Verde será realizado na manhã deste domingo (27/08), na quadra de esporte do colégio Indi, no Lago Norte. Aberto ao público, o evento é gratuito. Basta retirar o ingresso pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/agosto-verde-2023—combate-a-leishmaniose__2122883

Para conscientizar crianças e adultos sobre a Leishmaniose, o evento promoverá um encontro de pets, com distribuição de brindes, coleiras repelentes, plantão de dúvidas sobre a doença e muitas outras atividades para a criançada.

Além de sediar o evento, com toda a estrutura necessária para os participantes, o Colégio Indi entende que é preciso trazer a temática para a realidade das crianças, algo que reflete a pedagogia desenvolvida pela instituição.

Prevenção ainda é o melhor remédio

A leishmaniose ainda não tem cura, mas tem controle. O animal tratado e acompanhado pode ter uma vida normal, clinicamente saudável, e não ser um potencial transmissor da doença para o vetor.

No entanto, o diagnóstico da doença nem sempre é fácil, já que alguns cães não apresentam sintomas ou os têm de forma muito branda.

Além disso, a única vacina contra leishmaniose em comercialização no Brasil, desde 2008, teve fabricação e venda suspensas, em maio deste ano, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por desvios de conformidade em alguns lotes.

Com isso, ações de prevenção como o uso de repelentes e de coleira antiparasitária se tornam as armas disponíveis na luta contra a Leishmaniose.

Manter o espaço do animal sempre limpo também é uma forma de prevenção, uma vez que o mosquito palha se prolifera em matéria orgânica em decomposição.

Todas essas medidas contribuem significativamente para a proteção, diminuindo as chances de infecção do cãozinho.

SERVIÇO
Agosto Verde 2023 – Acolher, cuidar e amar
Dia: 27/08
Horário: 9h às 13h
Local: Colégio Indi – Área Especial, SHIN QI 3 Conjunto D Lote 4 – Lago Norte

Inscrições gratuitas no Sympla:
https://www.sympla.com.br/agosto-verde-2023—combate-a-leishmaniose__2122883

LEIA TAMBÉM

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
19.8 °
83 %
0.5kmh
0 %
sex
22 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
22 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever