17.5 C
Brasília
28 abr 2024 08:48


QualificaDF Móvel oferece 880 vagas em cursos de capacitação profissional

Nesta etapa do programa, as aulas serão em Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Brazlândia

Por Catarina Loiola

Estão abertas as inscrições para a 8ª Etapa do QualificaDF Móvel, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) que leva capacitação profissional para as regiões administrativas. As aulas ocorrem dentro das carretas do programa, que, desta vez, desembarcam no Setor O de Ceilândia, na Quadra 403 de Santa Maria, no Conjunto 8 da Quadra 101 de São Sebastião e na Vila São José de Brazlândia.

São 880 vagas para os cursos de auxiliar de recursos humanos, atendente de farmácia, administração de serviços hospitalares, cuidador/atendente de pet shop, operador de microcomputador (informática básica), auxiliar administrativo, design gráfico e manutenção de aparelhos de celulares. As aulas serão ministradas nos turnos matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 14h às 18h.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o programa foi pensado para atender a demanda de mercado com base em informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF) do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). “A pesquisa nos apontou os locais com a maior dificuldade para a inserção no mercado de trabalho, onde grande parte da população tinha pouca ou nenhuma qualificação profissional”, afirma.

De acordo com Mendes, os cursos oferecidos visam atender às necessidades do mercado de trabalho para que o aluno consiga um emprego o quanto antes. A estratégia já deu resultado em outras etapas: “O sucesso foi tanto que em turmas, como de telemarketing, 100% dos alunos já saíram empregados”, enfatiza. Em 2022, 24 mil alunos foram formados pelo programa e, neste ano, a estimativa é ultrapassar a casa dos 27 mil.

Regulamento

As oportunidades são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Para participar, basta preencher um formulário eletrônico no site da Sedet ou ir presencialmente a uma das 14 agências do trabalhador. O prazo termina no dia 25 deste mês.

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos de idade, residir preferencialmente nas localidades onde as unidades móveis estarão instaladas, estar em busca de qualificação profissional e ser beneficiário do seguro-desemprego, estar desempregado ou ser trabalhador informal.

A previsão é que as atividades comecem em 4 de agosto. Ao final do curso, o aluno que tiver cumprido a frequência mínima de 70% da carga horária total, com aproveitamento do curso de, no mínimo 50%, ganhará um certificado.

O resultado final da pré-matrícula e a convocação dos candidatos para o início das atividades serão divulgados no site da Sedet, a partir do dia 27. Os candidatos convocados deverão comparecer às agências do trabalhador ou em uma das unidades móveis para apresentar os documentos comprobatórios originais (caso não tenham sido mostrados no momento da inscrição).

Para mais informações, acesse o site da Sedet ou entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (61) 98279-0085.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever