25.5 C
Brasília
30 abr 2024 20:48


Caesb utiliza tecnologia para evitar rompimentos de rede 

Uso de controladores Day Night reduz perdas de água 

Cuidar da água é um dever de todos e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está continuamente empenhada em garantir para a população do DF a distribuição desse recurso finito, imprescindível para a vida.

Uma das ações realizadas pela Caesb para evitar vazamentos e a consequente perda dessa água é a adequação da pressão empregada na rede, de acordo com o consumo. A Companhia utiliza Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) ao longo das suas redes.  Essa prática é necessária para garantir que em locais mais baixos, onde a pressão da água é muito forte, não haja rompimento das instalações das residências. E para melhorar ainda mais esse controle, a Caesb está intensificando a instalação de aparelhos controladores noturnos de pressão, chamados Day Night.

Os equipamentos Day Night funcionam 24 horas e são instalados nas VRPs. Funcionando automaticamente, de forma inteligente, eles permitem a operação programada em horários distintos e reduzem de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor. À medida que o consumo começa a aumentar, há uma elevação das pressões de abastecimento de maneira gradativa durante o dia. O mecanismo é importante para garantir que o aumento da pressão durante a noite, devido a redução do consumo, não prejudique a tubulação das residências.

O gerente de Manutenção de Redes Norte da Caesb, Diogo Rodrigues Soares, explica que a redução da pressão não diminui a disponibilidade de água para os clientes. “A Caesb segue a determinação da legislação, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca na distribuição da água. A redução da pressão utilizando o Day Night garante que a pressão mínima seja mantida”, esclarece o gerente. Diogo relata que após a instalação dos controladores Day Night em uma pequena região de Sobradinho I, em um único dia, houve uma economia de cerca de 120m³ de água, que seriam desperdiçados sem a adoção da tecnologia.

Posteriormente a instalação dos equipamentos Day Night é realizado o acompanhamento das vazões das redes de distribuição, por meio de sistema informatizado de Painéis Power Bi.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever