21.5 C
Brasília
02 mar 2024 03:24


MPDFT vistoria centro obstétrico do Hospital Regional de Samambaia

Pró-vida constatou que melhorias foram feitas desde a última visita; entretanto, ainda existem pêndencias, como aquisição de aparelho para monitoramento fetal, ampliação do local e contratação de profissionais da saúde

A Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida) inspecionou, na última sexta-feira, 14 de abril, o centro obstétrico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). As visitas periódicas visam acompanhar a qualidade do atendimento e a necessidade de melhorias.

Embora a estrutura física do centro obstétrico ainda seja pequena, o hospital atendeu a solicitação para que as pacientes tenham direito a um acompanhante durante o trabalho de parto e no período de internação. Há um projeto para ampliação do centro obstétrico que ainda não foi executado.

O HRSam adquiriu, conforme solicitado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), um oxímetro, aparelho utilizado para realizar o teste do coraçãozinho. Além disso, os profissionais vêm preenchendo o partograma, gráfico que ilustra a evolução do parto, no prontuário eletrônico das pacientes. Entretanto, ainda falta a aquisição do sonar fetal, aparelho que possibilita escutar os batimentos cardíacos do feto.

Apesar de o HRSam ter contratado manutenção para ambulâncias, foi constatado que não havia condutor. Foi constatado ainda que o único aparelho de cardiotocografia, que avalia a vitalidade fetal, estava quebrado.

Também foi verificado que, mesmo com a contratação de novos enfermeiros, ainda há déficit de profissionais nas escalas. De acordo com o assessor médico da Pró-vida Márcio Souza, “a promotoria continua fiscalizando o serviço de obstetrícia do HRSam visando a execução de melhorias com o objetivo de prevenir danos às gestantes e aos recem-nascidos, que somam uma grande demanda nos processos da Pró-vida”.

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
19.2 °
88 %
1kmh
40 %
sáb
28 °
dom
29 °
seg
24 °
ter
22 °
qua
19 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever