21.5 C
Brasília
02 mar 2024 04:31


80 motoristas alcoolizados são retirados das ruas do DF na madrugada de segunda

Os eventos de Carnaval são monitorados por órgãos, instituições e agências do GDF, que também fiscalizam prestação de serviço público

Da noite de sábado (19) até a madrugada desta segunda (20), as forças de segurança do DF trabalharam com efetivo reforçado nos eventos carnavalescos. Policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes do Detran, do DER, o Batalhão de Trânsito da PMDF e o DF Legal atuaram com equipes destacadas nos arredores dos eventos. O foco foi a segurança dos foliões, bem como a fluidez de tráfego da cidade.

Os órgãos de trânsito do DF empreendem diversas operações fundamentadas na Lei Seca. O Batalhão da Polícia Militar abordou 366 condutores e retirou 52 motoristas alcoolizados das vias na madrugada desta segunda-feira. Outros 66 foram autuados por utilizar o celular ao volante e 23 por serem inabilitados | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros participou de ações em quatro pontos estratégicos do Plano Piloto, região com a maior concentração de blocos: Torre de TV, Setor Comercial Sul (SCS), Parque da Cidade e Setor Bancário Norte (SBN). Foram registrados 48 atendimentos diversos, entre os quais 16 por uso excessivo de álcool, cinco por luxação/fratura/entorse e quatro por emergência psiquiátrica. Os bombeiros atenderam e encaminharam a cuidados médicos, sem casos de gravidade, dez vítimas de agressão com objetos perfurocortantes – todas originárias do Bloco Raparigueiros.

A Polícia Militar apreendeu 27 facas, sete vasilhames de substância entorpecente conhecida como “loló”, quatro canivetes, três tesouras e uma arma de fogo. Também encaminharam duas pessoas envolvidas em ocorrências de esfaqueamento, uma para a 5ª DP e a outra para atendimento do Samu. Em uma das ocorrências, um policial militar ficou ferido, sem gravidade.

Lei Seca fundamenta operações de trânsito durante este Carnaval

A Polícia Civil registrou 75 ocorrências por furtos – a maioria, de celulares -, nove roubos, cinco casos de lesão corporal, duas tentativas de latrocínio e uma de homicídio. Não houve registro de crimes de violência sexual.

O DF Legal, por sua vez, não encontrou irregularidades nas documentações exigidas dos blocos fiscalizados no domingo.

 

Durante este Carnaval, os órgãos de trânsito do DF empreendem diversas operações fundamentadas na Lei Seca. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar abordou 366 condutores e retirou 52 motoristas alcoolizados das vias na madrugada desta segunda-feira. Outros 66 foram autuados por utilizar o celular ao volante, e 23 por serem inabilitados. Foram seis acidentes de trânsito, cinco sem maior gravidade e um com o registro de uma vítima fatal.

Nas operações de fiscalização de trânsito efetuadas pelo Detran no Plano Piloto, Gama e São Sebastião, os agentes autuaram 14 condutores dirigindo sob a influência de álcool, quatro inabilitados e um com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Já as equipes de Educação para o Trânsito do Departamento dão suporte a cerca de 2 mil pessoas no Bloco Baratinha, no Parque Cidade, com temas de trânsito consciente para crianças e adultos.

Durante blitz do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na DF-003, os agentes flagraram 14 casos de alcoolemia – um desses com categorização de crime – seis condutores inabilitados, quatro com a CNH vencida e 15 autuados por motivos diversos. Oito veículos foram removidos para o depósito do DER.

O Carnaval do DF está sendo monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Segurança Pública e as forças de segurança contam com a estrutura da Cidade Policial, instalada na Torre de TV. O local serve como ponto estratégico de apoio e integração entre as forças e órgãos de fiscalização.

LEIA TAMBÉM

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
19.2 °
88 %
1kmh
40 %
sáb
28 °
dom
29 °
seg
24 °
ter
22 °
qua
19 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever