27.5 C
Brasília
23 abr 2024 18:41


TÁ FROID seus relacionamentos?

Muitas pessoas sem autoconfiança, com timidez excessiva ou exageradamente desconfiadas transformam uma característica natural do ser humano de estabelecer relacionamentos interpessoais em um grande obstáculo.

Não é incomum sofrerem os efeitos negativos de uma percepção distorcida da realidade e isto ocorre porque seu funcionamento mental pode estar sob efeito de algum tipo de problema que compromete a maneira de estabelecer um contato mais adequado com outra(s) pessoa(s).

Algo que que deveria fluir naturalmente torna-se um enorme desafio para pessoas que estão com algum tipo de “adoecimento psíquico” ou mental, mas que não sabem disso. A saúde mental interfere na forma como nos relacionamos com as outras pessoas, portanto um comportamento que pode ser entendido como uma característica da personalidade de determinadas pessoas, seja homem ou mulher, pode na verdade ser um comprometimento real da sua habilidade de interação social causado por algum tipo de disfuncionalidade da sua saúde emocional e psicológica.

Para se estabelecer vínculo familiares, vínculos sociais, vínculos afetivos e amorosos, vínculos profissionais e vínculos de amizade a pessoa precisa utilizar recursos emocionais como desinibição, autoconfiança, autoestima, autoimagem positiva e autocontrole.

Sendo assim, não é por acaso que em muitos casos a pessoa precisa realizar muito esforço e grande investimento de energia para se adaptar a situações que exigem o estabelecimento de um relacionamento interpessoal e muitas vezes sofrem os efeitos negativos por não possuírem esta habilidade desenvolvida como deveria.

O impacto emocional pode ser tão intenso na pessoa, que ela pode ser capaz de desistir de tentar se socializar após algumas tentativas que lhe causaram muito sofrimento emocional e psíquico.

Para pessoas com esta disfuncionalidade, hábitos e comportamentos que fazem parte da vida de todos nós como fazer amizades, namorar, procurar emprego, ir a uma festa, participar de eventos, falar em público etc., podem se tornar tarefas extremamente exaustivas, frustrantes, e até mesmo, traumatizantes, causando muito sofrimento. Com o tempo, e para evitar este sofrimento, podem optar por simplesmente não querer mais se esforçar para mudar tal situação.

Podemos ainda pensar aqui em outras possíveis repercussões ruins para a vida da pessoa como por exemplo dois tipos de situações que podem acontecer no decorrer do tempo:

  • Muitos relacionamentos conjugais são prejudicados e os casamentos podem terminar devido a esta característica de comportamento não resolvida e muitas vezes negligenciada pelos cônjuges.
  • Outro exemplo que podemos utilizar aqui são os casos de profissionais que por não desenvolverem esta habilidade na área dos relacionamentos interpessoais perdem boas oportunidades de trabalho e não conseguem deslanchar em sua carreira por justamente não conseguirem estabelecer um bom relacionamento com seus pares de trabalho, colegas, clientes e gestores.

É importante alertar também que pessoas com muita dificuldade de estabelecer vínculos sociais devido a esta falta de habilidade nos relacionamentos interpessoais tem mais probabilidade de se isolarem socialmente, o que traz como consequência o empobrecimento das atividades de vida diária, que ficam cada vez mais restritas a atividades desenvolvidas de forma solitária.

Para mudar esta situação é importante fazer uma análise de como está a sua saúde mental, mesmo que você não perceba isto como um problema, porque o mais comum é as pessoas acharem que “são assim mesmo” sendo que na verdade estão sob um condicionamento que as impede de serem mais felizes e realizadas.

Cuide melhor das suas áreas emocional e psicológica para obter como resultado uma vida mais agradável e realizadora.

Para terminar quero deixar aqui este trecho do livro “Pense e Enriqueça” de Napoleon Hill.

“Se você pensa que será derrotado(a), então já está derrotado(a),

Se pensa que é melhor não fazer, não fará,

Se gosta de ganhar, mas acha que não dá, é quase certo que não irá ganhar.

Se pensa que vai perder, já está perdido,

Porque no mundo nós descobrimos

que o sucesso começa pela vontade de uma pessoa.

É tudo estado mental.”

Forte abraço e até a próxima

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever