Saúde do Distrito Federal recebe 1000 novos agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental

165
Print Friendly, PDF & Email

Por Kleber Karpov

Nesta quarta-feira (27), 500 novos agentes Comunitário de Saúde (ACS) e outros 500 de Vigilância Ambiental de Saúde (AVAS) assinaram contratos com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), no Clube da Saúde. As contratações ocorrem após os profissionais de saúde, que devem reforçar o Estratégia Saúde da Família (ESF), passarem por processo seletivo para fortalecer a Atenção Primária de Saúde (APS) do Distrito Federal.

Durante o ato de assinatura de contratos, o secretário de Estado de Saúde, Manoel Pafiadache, ressaltou a importância do trabalho que cada um desenvolverá. “É um prazer imenso receber todos aqui, pois vocês levarão saúde para as famílias do DF. O trabalho de vocês é fundamental para a Secretaria de Saúde, pois cada um entrará na casa das milhares de famílias. É de extrema importância reforçar as equipes da Atenção Primária à Saúde”, disse.

Publicidade

Reforço na APS

De acordo com a SES-DF, os novos ACS devem atuar na realização de cadastramentos de famílias para atendimento das equipes do ESF, na busca ativa de pessoas ainda sem imunização contra a covid-19 e outras doenças, além de identificar necessidades assistenciais das família visitadas. Os AVAS, por sua vez, atuam no combate às endemias, em especial à dengue, além de apoiar as equipes de vacinação contra a pandemia.

Reação

A presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, comemorou o reforça à APS. “É com muita alegria que recebemos a notícia de mais mil agentes atuando na ponta, diretamente com a população”, salientou.

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Artigo anteriorCirurgias bariátricas são retomadas no Hospital Regional da Asa Norte
Próximo artigoCasacor homenageia profissionais de saúde