17.5 C
Brasília
26 abr 2024 05:22


Saúde do Distrito Federal recebe 1000 novos agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental

Por Kleber Karpov

Nesta quarta-feira (27), 500 novos agentes Comunitário de Saúde (ACS) e outros 500 de Vigilância Ambiental de Saúde (AVAS) assinaram contratos com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), no Clube da Saúde. As contratações ocorrem após os profissionais de saúde, que devem reforçar o Estratégia Saúde da Família (ESF), passarem por processo seletivo para fortalecer a Atenção Primária de Saúde (APS) do Distrito Federal.

Durante o ato de assinatura de contratos, o secretário de Estado de Saúde, Manoel Pafiadache, ressaltou a importância do trabalho que cada um desenvolverá. “É um prazer imenso receber todos aqui, pois vocês levarão saúde para as famílias do DF. O trabalho de vocês é fundamental para a Secretaria de Saúde, pois cada um entrará na casa das milhares de famílias. É de extrema importância reforçar as equipes da Atenção Primária à Saúde”, disse.

Reforço na APS

De acordo com a SES-DF, os novos ACS devem atuar na realização de cadastramentos de famílias para atendimento das equipes do ESF, na busca ativa de pessoas ainda sem imunização contra a covid-19 e outras doenças, além de identificar necessidades assistenciais das família visitadas. Os AVAS, por sua vez, atuam no combate às endemias, em especial à dengue, além de apoiar as equipes de vacinação contra a pandemia.

Reação

A presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, comemorou o reforça à APS. “É com muita alegria que recebemos a notícia de mais mil agentes atuando na ponta, diretamente com a população”, salientou.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever