23.5 C
Brasília
16 abr 2024 12:59


Micropigmentação reforça mutirão de reconstrução mamária

Conhecida no setor de estética como “maquiagem definitiva”, a micropigmentação é utilizada como opção para reconstrução de aréolas dos seios. Nesta semana, sete mulheres serão submetidas a esse procedimento durante o mutirão de reconstrução mamária realizado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A ação integra a programação do Outubro Rosa.

“Para nós, mulheres, é muito importante. É a finalização de tudo o que já enfrentamos. Temos também a nossa autoestima, a nossa vaidade”, conta Ivanilda da Silva, de 51 anos. A copeira fez a cirurgia de reconstrução mamária em 2018 e agora poderá, visualmente, ter o seio esquerdo em sua plenitude. “Não é um detalhe, é uma parte do nosso corpo”, afirma.

Voluntária no Outubro Rosa promovido pelo HRT, a enfermeira Keni Costa fez cursos na área de micropigmentação para atuar especificamente com o público feminino. “Para elas, acabou um ciclo de sofrimento. Começa um novo ciclo, em que vão voltar a se amar”, afirma.

A técnica utilizada para reconstituir as aréolas dos seios envolve o desenho 3D, com o uso de cores adequadas ao tom de pele de cada mulher atendida. Como o procedimento é mais suave que a tatuagem, a cada dois anos é necessário um retoque. Keni Costa também trabalha em casos como de vitiligo e lábio leporino.

Aos 53 anos, e após a retirada das duas mamas, a dona de casa Elzi Cardoso não esconde a alegria em poder voltar ao HRT para aquilo que define como o último passo de uma longa batalha. “Fui muito bem tratada aqui. O resultado ficou perfeito!”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever