Mente sã: práticas alternativas em prol da saúde

No Jardim Botânico, público tem acesso gratuito às aulas de tai chi chuan e jin shin jyutsu; uso de máscara segue obrigatório

Print Friendly, PDF & Email

Boa notícia para quem gosta de aproveitar a natureza e praticar artes marciais ao ar livre: o Jardim Botânico de Brasília (JBB) oferece aulas de tai chi chuan e jin shin jyutsu gratuitamente. Sob a coordenação do professor Edivaldo Ximenes, a prática está disponível aos sábados, às 10h, no Espaço Oficina da Natureza. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

“Artes chinesas realizadas em áreas verdes trazem muitos benefícios para o corpo e para a mente”, destaca a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri. “Oferecer tai chi chuan e jin shin jyutsu aos frequentadores do JBB é uma conquista de todos.”

O professor Edivaldo Ximenes explica que as artes proporcionam a movimentação da energia do corpo e estimulam a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade, proporcionando saúde e bem-estar. “Trabalhamos a energia interna com o relaxamento da mente e do corpo”, detalha.

Publicidade

Sobre as práticas

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa – tai chi significa a fusão dos polos yin e yang, energia suprema; chuan equivale a agilidade, flexibilidade. São movimentos que, realizados lentamente e em silêncio, estimulam tanto a parte física quanto a mental. A prática contribui para o aumento da flexibilidade e da força muscular. No dia a dia, os exercícios ajudam a pessoa a resolver problemas sem muito desgaste.

O jin shin jyutsu, por sua vez, é a arte de liberação das tensões que ocasionam vários distúrbios. Sua prática atua no alívio de dores, desconfortos e disfunções físicas, sobrecargas emocionais e falta de clareza mental. Por meio dos exercícios, explica o professor, é possível despertar consciência, confiança e entusiasmo para encarar o fluxo da vida, composto por constantes processos de transformação.

Veja os horários de visitação ao JBB e preços dos ingressos.

FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorAgências do trabalhador oferecem 447 vagas de emprego nesta segunda (25)
Próximo artigoRede social só pode ser responsabilizada por danos de conteúdo de terceiros se descumprir ordem judicial