20.5 C
Brasília
23 abr 2024 06:41


ICDF prepara equipes para atendimento a casos suspeitos de Coronavírus

Instituto iniciou a divulgação para as equipes assistenciais de plano de contingência para casos suspeitos de coronavírus (2019-nCoV).

 O Instituto de Cardiologia do DF vem acompanhando as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o coronavírus(2019-nCoV) que vem causando uma epidema na China.   Por esse motivo, seguiu a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA (Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA ) que orientam as medidas de prevenção e controle a serem adotadas durante a assistência à saúde aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

O setor de Gestão de Qualidade e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do ICDF, seguindo as orientações da nota técnica, definiu-se o Plano de Contingência sendo divulgado a todos os setores do hospital, para nortear e padronizar as condutas e ações específicas dos profissionais no manejo do caso suspeito ou confirmado de coronavírus (2019-nCoV).

Entre as ações descritas no Plano de Contingência estão os critérios e sintomas que definem um caso suspeito como: paciente com histórico de viagem a local de transmissão de acordo com a OMS 14 dias antes dos sintomas ou histórico de contato com casos suspeitos ou confirmados de 2019-nCoV.

O Plano de Contingência determina condutas, dentre elas:

  • Intensificar a higiene de mãos;
  • Realizar o atendimento ao paciente mantendo precauções de contato + aerossol (máscara N95);
  • Fornecer máscara cirúrgica ao paciente e orientar o uso;
  • Orientar acompanhantes quanto às medidas de precaução;
  • Comunicar a equipe de infectologia ou SCIH;
  • Realizar notificação compulsória em até 24h;
  • Encaminhar amostra e ficha de notificação ao LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública.Visando a atualização e divulgação das medidas, Ensino e Pesquisa, o ICDF realizará no próximo sábado (08/02) o evento científico com a temática do coronavírus(2019-nCoV) com a discussão “Infecção Coronavirus: Risco Individual e populacional, e epidemiologia básica aplicada às medidas populacionais”.O ICDF tem realizado ainda, em suas redes sociais, o compartilhamento das orientações do Ministério da Saúde, principalmente alertando a população sobre as notícias falsas (Fake News) do 2019-nCoV, colaborando no  esclarecimento à população sobre o assunto.

    O objetivo de todas essas ações realizadas pelo ICDF é “manter seus profissionais atualizados e preparados, caso seja necessário realizar atendimentos de 2019-nCoV, seja ele confirmado ou apenas suspeito ”afirmou a superintendente do ICDF, Dra. Núbia Vieira. Que destacou ainda a importância de “realizar o papel de alertar a população sobre os casos e sobre as informações verdadeiras”, que vêm sendo divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom ICDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever