20.5 C
Brasília
20 abr 2024 09:27


ANS suspende 51 planos de saúde a partir de 6 de setembro

Suspensões ocorrem devido a reclamações de usuários

Por Kleber Karpov

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, na sexta-feira (30/08), uma lista de planos de saúde suspensos, em função de reclamações de consumidores, realizadas no segundo trimestre de 2019. Ao todo, 51 empresas de dez operadoras da saúde suplementar foram descredenciadas. A suspensão valerá a partir da próxima sexta-feira (06/09).

De acordo com informações da ANS, a Medida é resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o desempenho do setor, além de atuar na proteção de beneficiários. Esse monitoramento avalia as operadoras, a partir das reclamações de natureza assistencial, registradas pelos beneficiários nos canais de atendimento da ANS.

Segundo o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel, a suspensão impede a comercialização de planos e o recebimento de novos clientes, até que ocorra comprovação da melhoria dos serviços prestados. “As reclamações que são consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura. É uma medida importante para proteger quem já está no plano, além de obrigar a operadora a qualificar a assistência prestada”, disse.

Ainda segundo Scarabel, somados os 51 planos afetados, mantém na carteira de beneficiários, um total de  278,6 mil pessoas, que terão mantida a garantia à assistência regular.

Em paralelo à suspensão, a ANS deve liberar a comercialização de 28 planos de saúde de 11 operadoras. Empresas essas, suspensas em ciclos anteriores, que melhoraram os resultados do monitoramento e, com isso, podem voltar a ser comercializados para novos clientes a partir da próxima sexta-feira.


Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento – 2º trimestre/2019*

  • 51 planos com comercialização suspensa
  • 10 operadoras com planos suspensos
  • 278.668 consumidores protegidos
  • 11 operadoras com reativação de planos
  • 28 planos reativados

(*) Reclamações recebidas no período de 01/04/2019 a 30/06/2019

Acesse aqui a lista de planos com comercialização suspensa

Acesse aqui a lista de operadoras com planos totalmente reativados

Acesse aqui a lista de operadoras com planos parcialmente reativados

Clique aqui e faça a consulta por operadora de plano de saúde.

Com informações de ANS

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever