20.5 C
Brasília
20 abr 2024 10:38


Secretaria de Saúde do GDF recebe novos servidores com deficiência

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade esclarece direitos e adequações para o exercício dos cargos

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Niacess) promove nesta quinta-feira, 21, às 14h30 um encontro para orientar os 32 novos servidores com deficiência nomeados na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dos 205 nomeados em 22 de abril deste ano, 20% são pessoas com deficiência.O objetivo é informar aos servidores sobre adaptações e adequações funcionais para o exercício da função e esclarecer dúvidas sobre o estágio probatório.
Registros de janeiro de 2015 do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), apontam 109 mil servidores públicos ativos no Poder Executivo do Governo do Distrito Federal (GDF), não computados os empregados públicos das empresas estatais distritais: BRB, CAESB, CEB e TERRACAP.

Desse total, 20% deveriam ser ocupados por pessoas com deficiência, no entanto, o dado não é real. Existe um longo processo da entrada à permanecia no serviço público. A deficiência é situacional, dependendo das adaptações e acessibilidade dos postos de trabalho.

Atualmente, a Secretaria de Saúde é o único órgão do GDF com um núcleo exclusivo para tratar da inclusão de servidores com deficiência e muitos deles atuam em áreas diversas, desde médicos até auxiliares. Consequentemente, denota uma necessidade de processos integrais de inserção, adaptação e acompanhamento funcional para uma total inclusão.

Durante o evento, haverá palestra com a psicóloga, especialista em inclusão e doutora Andrea Chaves, que é deficiente visual parcial e idealizadora do Niacess. E também com o médico do trabalho especialista em inclusão e acessibilidade, doutor Galletti Martinez.

Sobre o NIACESS

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Niacess) tem apenas quatro anos e já prestou mais de dois mil atendimentos, atuando na inclusão efetiva de servidores da secretaria de saúde. O Niacess é fruto da luta por adaptação da idealizadora, doutora Andreá Chaves, em função da baixa visão e necessidade de inovação para desenvolvimento produtivo do seu trabalho.

Mais informações:

Encontro de Orientação para novos Servidores com Deficiência da SES
Data: 21 de maio, quinta-feira
Horário: 14h30
Local: Auditório da Diretoria de Saúde Ocupacional, SEPS 912 Sul

Contato
Dr. Andrea Chaves
(61) 9105-2731
[email protected]

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever