22.5 C
Brasília
22 jul 2024 13:53


Workshop destaca importância da diálise peritoneal no tratamento da insuficiência renal

Evento promovido no Hospital de Base do Distrito Federal reuniu especialistas para troca de conhecimentos e fortalecimento da prática clínica

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu, nessa quarta-feira (3), o 2° Workshop de Diálise Peritoneal. Com uma agenda abrangente e palestrantes renomados, o evento teve como objetivo principal aumentar a conscientização sobre a diálise peritoneal (DP) como uma opção viável e eficaz para o tratamento da insuficiência renal.

A programação contou com apresentações sobre abordagem para Terapia Renal Substitutiva (TRS) com diálise peritoneal e sobre a importância dessa modalidade terapêutica. As palestras também abordaram as técnicas de implante de catéter e o monitoramento da DP.

Além das apresentações, o workshop foi um espaço para a troca de experiências entre os profissionais de saúde. Foram discutidos casos clínicos, desafios enfrentados e soluções práticas, contribuindo para a formação e atualização contínua dos profissionais presentes.

O HBDF foi destacado como um centro de referência em Terapia Renal Substitutiva. Este reconhecimento sublinha a importância do hospital na ampliação da capacidade de atendimento à população, oferecendo uma alternativa que pode impactar significativamente a vida dos pacientes. Com capacidade para mais de 150 vagas abertas para diálise peritoneal, o hospital se compromete em proporcionar qualidade de vida aos pacientes, oferecendo-lhes o poder de escolha sobre sua terapia.

“A hemodiálise nunca vai dar conta de tudo. A diálise peritoneal é vital, mais integrativa e sistêmica”, afirmou Cristhiane Gico, nefrologista do HBDF. Ela elogiou o empenho dos residentes e a expansão do programa, que atualmente atende 110 pacientes.

Os participantes do workshop receberam certificação, reforçando a importância da formação continuada na área de nefrologia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever